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Cana vira carro de luxo em Ribeirão Preto

Cultura, ao lado da laranja, ajuda cidade a ter um PIB maior que o de 13 capitais do país e estimula consumo 'VIP'

Municipio tem maior frota de helicópteros fora de Rio e de São Paulo e recebeu a segunda filial da Daslu

JULIANA COISSI DE RIBEIRÃO PRETO

A cada seis Porsche vendidos por lojas oficiais da marca no Brasil, um foi comprado em Ribeirão Preto. Com exceção do Rio e de São Paulo, é a cidade com a maior frota de helicópteros do país.

Além disso, fora essas capitais, apenas Ribeirão tem uma loja Daslu, ícone de luxo no segmento da moda.

Para quem não entende como uma cidade interiorana atrai clientes classe A, que compram carros de mais de R$ 1 milhão, a explicação começa pelo caminho que traz um visitante a Ribeirão.

Por qualquer estrada até a cidade, o cenário invariavelmente são plantações de cana-de-açúcar, intercaladas por laranjais. Essas culturas, colhidas e processadas em cidades vizinhas, "despejam" sua riqueza em Ribeirão.

O resultado é uma rede de comércio e serviços aquecida, que encontra uma boa oferta de saúde e educação.

Com um PIB de R$ 14,6 bilhões em 2009, Ribeirão possui renda maior do que a de 13 capitais brasileiras.

Além das cidades do entorno, importadores de carros em Ribeirão atraem também consumidores VIPs do Triângulo Mineiro, do Centro-Oeste e de capitais do Nordeste.

Desde 2009, a importadora Dubai Motors estima ter vendido cerca de 20 Ferraris.

Até setembro deste ano, 58 dos 334 Porsche vendidos em lojas oficiais do país saíram de Ribeirão, diz a importadora Stuttgart Sportcar.

"A maioria dos clientes é de Ribeirão e região. São usineiros, citricultores, donos de construtoras, empresários e gente do comércio; Há também clientes de outros Estados", disse Alexandre Gaeta, do grupo Eurobike.

As máquinas também no céu dão a dimensão do potencial de compra da cidade. em 2011, eram ao menos 25 helicópteros particulares ou de táxi aéreo. Hoje o número já é 10% maior, segundo a Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero). Uma aeronave do tipo não sai por menos de R$ 1 milhão.

MODA CLASSE A

Foi o alto número de clientes, a maioria mulheres, que se deslocavam a São Paulo para comprar itens de luxo que revelou à marca Daslu um nicho a ser explorado.

Depois do Rio, foi inaugurada em Ribeirão, em setembro, a sua segunda filial.

"Quando a Daslu partiu para o plano de expansão, no interior, Ribeirão era a nossa primeira opção", disse Patrícia Cavalcanti, diretora de marketing da marca.


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