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Google News enfrenta nova onda de boicotes por empresas de mídia

Jornais de Brasil, Alemanha e França defendem que serviço de busca prejudica seus lucros

Empresa americana afirma que não pretende pagar por conteúdo que não está hospedado em seus servidores

DAVID CARR DO “NEW YORK TIMES”

Nos Estados Unidos, o Google e as grandes empresas de mídia passaram anos se enfrentando por causa do Google News -serviço que permite a visualização e a busca de notícias na internet.

A disputa, vencida pela gigante americana, está agora ressurgindo em outros países, onde empresas acreditam que o Google, por gerar uma página de links para as reportagens, estaria prejudicando o lucro dos jornais.

Há um grande boicote ao Google News no Brasil, além de um projeto de lei que combate a prática na Alemanha e ainda rumores sobre medidas semelhantes na França

O presidente do conselho do Google, Eric Schmidt, que recentemente se reuniu com o presidente francês, François Hollande, diz encarar com seriedade o desafio nesses países. "Nossas conversas tem sido boas e a expectativa é de selar algum tipo de acordo antes do final do ano."

Esse acordo, no entanto, não deve reconhecer o chamado "copyright complementar", defendido em países como a Alemanha, que sugere que o Google e outras empresas deveriam pagar para exibir as manchetes.

"Sempre que você lida com governos precisa deixar bem claro o que fará e não fará", diz Schmidt. "Não queremos pagar por conteúdo que não esteja hospedado em nossos servidores. É algo que temos muito claro."

No Brasil, em 2011, mais de 150 jornais decidiram boicotar o Google News. Segundo o Google, seus serviços propiciam 4 bilhões de visitas por mês para os jornais do mundo, 1 bilhão delas via Google News.

A reação ao Google é forte pois há muito em jogo. Sites em inglês como os dos jornais "The Guardian" e "The New York Times" podem gerar audiências mundiais, prosperando na era digital. Notícias veiculadas em português, alemão e francês, no entanto, terão alcance muito menor.

Para uma companhia envolvida em disputas em múltiplas frentes, o Google demonstra grande confiança, pois boa parte do mundo está do seu lado.

A empresa responde por parte considerável da web e seus usuários creem que ela possa propiciar acesso a boa parte da informação disponível no planeta.


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