Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Outro lado

Contratação não fere ética, diz advogado

DE BRASÍLIA

O advogado Ophir Cavalcante, presidente da OAB nacional, disse que a decisão da ordem de promover uma discussão sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte "nada tem a ver" com a contratação de seu escritório de advocacia pelo consórcio das empreiteiras.

"Isso [contratação] não tem nenhuma relação ética com o fato de se estar debatendo uma medida que a ordem vai adotar. Até porque a medida não é tomada pelo presidente, mas pelo Conselho Federal [da entidade]."

Indagado sobre não ter comunicado publicamente a contratação, quando da realização da audiência pública, em abril, Cavalcante disse que ela ocorreu após a audiência.

"Nunca confundi as questões profissionais do escritório com a atuação na ordem. E, nesse caso específico, não havia necessidade de eu falar, porque a Andrade Gutierrez [empreiteira líder do consórcio] ainda não tinha contatado conosco para advogar nessa causa. Eu só vim tomar conhecimento disso posteriormente, e entendi que não havia empecilho."

O sócio de Cavalcante, Carlos Thadeu Vaz Moreira, disse que o escritório trabalha para a Andrade Gutierrez "há mais de 20 anos".

O consórcio de empreiteiras de Belo Monte, procurado pela Folha por meio de sua assessoria, preferiu não se pronunciar sobre valores e outros detalhes do contrato com o escritório de advocacia. (RV)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página