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Fotos 'sem fantasia' são aposta de site de roupas

Busca on-line de vestido mostra fotos de mulheres reais, e não só modelos

Usuárias que clicam em imagens de outras consumidoras compram o dobro do que as que buscam as de modelos

DO “NEW YORK TIMES”

Como a maioria das mulheres, Tina Hines, 44, tem seu tamanho (no caso, 36), mas tem também uma lista de roupas que caem bem para ela.

Bolsos laterais não funcionam (fazem seus quadris parecer largos demais). Usar frente única para ela é difícil (Tina precisa de sutiã). E ela gosta de um pouco de lycra que acentue suas curvas.

A despeito de saber tudo isso, ao fazer compras pela internet ela continua sem saber como escolher. As modelos em geral são magérrimas e não têm seios grandes -bem diferentes dela.

Agora, o site Rent the Runway vem oferecendo uma solução para mulheres como Hines, ao substituir as modelos por mulheres normais e permitir que as buscas levem em conta a idade, altura, peso e até tamanho de busto das modelos, para ver que cara o vestido tem em alguém com um corpo parecido.

A abordagem da Rent the Runway é o mais novo exemplo de grupos varejistas rejeitando a ideia de que as mulheres fantasiam ao comprar.

Em lugar disso, eles estão oferecendo realidade, atendendo a mulheres que estão cansadas de Photoshop, fotos retocadas e da dor de cabeça de ter de devolver roupas de diferentes tamanhos. Nos EUA, a Me-Ality, por exemplo, instala scanners em shoppings para que as mulheres saibam como comparar o tamanho de seus corpos ao das roupas nas lojas.

Mas a Rent the Runway está indo além. Os usuários do site podem publicar fotos usando as roupas da marca -o site aluga vestidos e acessórios por alguns dias.

E as mulheres podem mencionar altura, peso e tamanho de busto nas resenhas que fazem sobre as roupas da loja.

As visitantes também podem realizar buscas por mulheres com corpos semelhantes aos seus, fazer perguntas a outros compradores e escolher ver apenas fotos de mulheres reais, e não modelos, vestindo as roupas.

Desde que passou a permitir a publicação de fotos, o site constatou que o volume de compras entre as visitantes que clicaram em fotos de mulheres reais era duas vezes mais alto do que entre os compradores que optaram pelas fotos de modelos.

"As mulheres são inteligentes: você sabe que Gisele Bündchen é linda, mas também sabe que não se parece com ela", diz Jennifer Hyman, presidente-executiva e cofundadora da Rent a Runway, criada em 2009.

Laura Sartori, 24, diz confiar nas fotos postadas por outras usuárias para descobrir o que funciona para mulheres altas como ela.

"Eu tenho uma indicação melhor de que cara o vestido terá em mim, porque não se trata de uma foto perfeita ou de uma modelo perfeita."

Ela vem postando resenhas e fotos e não viu problemas em revelar detalhes como peso. "Sei que isso ajuda e por isso não me incomodo", diz.

LUXO E SONHO

Mas essa opção pelas imagens reais pode perturbar algumas das marcas de luxo.

"Quando você apresenta uma marca de luxo, o que importa não é ser acessível, mas, sim, o sonho", diz Marc Beckman, fundador da Designers' Management Agency, que negociou contratos para estilistas como Oscar de La Renta e Stella McCartney.

Embora usar fotos de usuárias com roupas da marca possa fazer sentido para lojas de preço médio, não funciona no segmento de luxo.

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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