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Moda de luxo flerta com as 'pessoas reais'
DO “NEW YORK TIMES”A moda de luxo está se tornando mais inclusiva. A Ralph Lauren realizou uma campanha estrelada por uma modelo gordinha, e outras grifes vêm lançando linhas com tamanhos maiores. A Lanvin veicula uma campanha cujos modelos são pessoas reais.
Embora Jennifer Hyman, da Rent a Runway, aplauda a Lanvin por usar mulheres que não são modelos em sua campanha, a grife não optou completamente pelo look comum.
"Os participantes foram selecionados, editados e retocados -não é a realidade", diz.
"Nós estamos dizendo que todas as mulheres que visitam o site podem submeter suas fotos."
"Continuaremos a ver um avanço firme nessa direção", diz Kelly O'Keefe, professora do Universidade Estadual da Virgínia, mencionando sites como o Threadless, que mostram fotos de usuárias reais.
"Isso oferece ao consumidor a vantagem de ver que cara a roupa tem quando usada por pessoas reais, o que é muito atraente, e permite à marca conquistar participação do usuário, o que é ótimo. A desvantagem: o ser humano é uma espécie imperfeita."
No site reformulado da Rent a Runway, os visitantes podem fazer perguntas a usuárias reais das roupas: que tamanho de salto você usou com esse vestido? Usou uma cinta? Esse modelo funciona para alguém depois do parto?
Tudo isso poderia reduzir o prestígio de um item de luxo. "Não estamos falando da moça da casa ao lado que tem uma jaqueta da Gucci, um copo de martíni nas mãos e fuma um cigarro, mas de uma top model em Paris fotografada pelo melhor fotógrafo", diz Beckman, da Designers' Management Agency.