Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vaivém das commodities

MAURO ZAFALON mauro.zafalon@uol.com.br

Redução de oferta de carne suína dos EUA deve favorecer Brasil em 2013

A pressão dos Estados Unidos no mercado externo de carne suína será menor no próximo ano, o que é bom para os produtores e exportadores brasileiros.

Custos elevados, devido aos preços do milho, e consequente redução de rebanho provocaram um aumento na oferta interna e externa de carne suína pelos norte-americanos neste ano. O produto poderá escassear no próximo.

Isso é bom porque os produtores norte-americanos serão menos agressivos em 2013, afirma Pedro Camargo Neto, presidente da Abipecs (Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína).

Os dados do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) indicam que o país nunca produziu tanta carne suína nos meses de outubro como no mês passado.

Camargo Neto diz que a presença dos norte-americanos no mercado externo atrapalha as vendas brasileiras, principalmente na Rússia, na Ucrânia e em Hong Kong, importantes mercados para os exportadores do Brasil.

Mesmo com a presença dos norte-americanos, o mercado externo tem sido favorável aos brasileiros nos últimos meses. O país vem conseguindo exportações mensais superiores a 60 mil toneladas.

Esse aumento, somado à proximidade das festas de final de ano, vem puxando os preços internos. A APCS (Associação Paulista de Criadores de Suínos) informa que a arroba já chega a ser negociada a R$ 72, com alta de 8% no mês.

Outro fator de alta é que o setor não tem estoques e boa parte dos animais ainda não está pronta para abate.

Milho O atraso no plantio de soja e a necessidade de replantio da oleaginosa em algumas regiões de Mato Grosso provocarão uma redução na área e na produção de milho safrinha no Estado, segundo o Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária).

Quanto cai Inicialmente prevista em 2,92 milhões de hectares, a área agora é estimada em 2,79 milhões. A produção recua para 13,3 milhões de toneladas, 4,3% menos do que a prevista antes.

Menos O plantio de arroz caminha para o término no Rio Grande do Sul. Pelo menos 95% da área a ser destinada ao plantio já foi semeada no Estado. Na avaliação do Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz), os gaúchos semearão 1,1 milhão de hectares nesta safra 2012/13.

Abaixo A produção mundial de arroz, embora ainda elevada, será menor do que o previsto. O Usda agora estima 464 milhões de toneladas, vindas de uma área semeada de 158,4 milhões de hectares.

Europeu não participará da alta da carne bovina

O consumo mundial de carne bovina subirá, e os produtores europeus não estarão preparados para aumentar a oferta de produto. A avaliação é dos próprios pecuaristas, que acusam forte elevação nos custos e perda de margens.

A União Europeia produzirá 4,8% menos carne em 2013, e o rebanho de vacas cairá 3%, afirmam. Eles esperam medidas de apoio do PAC (política agrícola da região).

Etanol cai em SP em 23 das últimas 30 semanas

A safra de cana caminha para o final e os preços voltam a subir nas usinas, uma tendência no período de entressafra. Apesar da recente alta neste mês, os preços atuais ainda estão 22% inferiores aos de há um ano.

Mesmo com essa queda, a forte alta de preços na entressafra anterior retirou parte dos consumidores desse mercado. Eles ainda não voltaram, apesar da queda contínua dos preços na bomba.

Pesquisa da Fipe indica que em 23 das últimas 30 semanas houve queda de preço do álcool nos postos da cidade de São Paulo.

Nos últimos 30 dias, a queda acumulada foi de 0,4%, conforme dados divulgados ontem pela Fipe.

ESTANHO

+1,49%

Ontem, em Londres

PRATA

-0,46%

Ontem, em Nova York


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página