Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rede CNN anuncia nome do novo presidente

Ex-presidente da NBC será responsável por tentar recuperar audiência da emissora

DE SÃO PAULO

Quatro meses depois do anúncio da saída de Jim Walton da presidência-executiva, a CNN oficializou o nome de Jeff Zucker como seu sucessor na rede de notícias, que vem perdendo espaço no mercado norte-americano.

Zucker, que já foi presidente-executivo da rede NBC, assume o posto em janeiro.

O principal desafio do executivo vai ser justamente recuperar a audiência perdida para os rivais Fox News e MSNBC sem perder a neutralidade editorial característica da emissora.

A Fox é a emissora considerada conservadora, e a MSNBC, liberal.

Mesmo com essa queda na audiência nos EUA, o atual presidente conseguiu, nos últimos anos, aumentar a lucratividade da CNN.

"Acredito que temos condição de nos manter fiéis aos valores jornalísticos que sempre foram a marca registrada da CNN e, ao mesmo tempo, ampliar a definição do que é notícia", afirmou Zucker em entrevista com jornalistas.

O antecessor de Walton, Walter Isaacson, que presidiu a CNN de 2001 a 2003, elogiou a escolha: "A CNN tem grandes jornalistas, mas precisa de programadores imaginativos que sabem produzir bons programas".

Durante a gestão de Zucker na NBC Universal, o canal aberto da emissora nos EUA perdeu a liderança no horário, caindo para a última posição no segmento, embora os canais a cabo, incluindo a MSNBC, tenham gerado bons resultados.

Zucker ficará responsável por 23 áreas de negócios de notícia e informação da companhia, incluindo os canais americanos da CNN, a CNN International e a CNN Digital (que inclui o site cnn.com).

"Estou emocionado em me juntar a esse distinto time de jornalistas de todas as plataformas internacionais da CNN", disse o futuro presidente em um comunicado.

"O alcance global e a escala da marca CNN não tem paralelo na indústria de notícias. Tirando a minha família e o Miami Dolphins [time de futebol americano], não há nada que eu seja mais apaixonado do que o jornalismo."

Nascido e criado em Miami, Zucker começou a carreira profissional, em 1986, como pesquisador da NBC na preparação para a Olimpíada de 1988, em Seul (Coreia do Sul). Três anos depois, ele virou produtor do "Today", programa matinal da NBC.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página