Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Buffett investe em jornais regionais nos EUA

Contra a corrente, 3º homem mais rico do mundo vê 'bom futuro' no setor e já tem 80 publicações

DE SÃO PAULO

Terceiro homem mais rico do mundo, segundo a "Forbes", o investidor Warren Buffett planeja encerrar 2012 com mais um jornal regional, que se somaria aos 80 que já comprou nos EUA, a quase totalidade neste ano.

Ele declarou ao próprio jornal "Morning Call", de Allentown (Pensilvânia), que espera um contato da rede Tribune, que publica o diário e está saindo de concordata, para encaminhar o negócio.

"Allentown é o tipo de lugar que eu gosto", disse Buffett, que prioriza publicações de cidades médias, apostando em noticiário local como alternativa para a situação de crise dos jornais no país.

Até um ano atrás, sua holding, a Berkshire Hathaway, só tinha um jornal, o "Buffalo News", além de participar no "Washington Post", como segundo maior acionista, depois da família Graham.

No final do primeiro semestre, já tendo adquirido os 63 jornais da rede Media General e o "World-Herald", de Omaha (Nebraska), onde mora, Buffett enviou uma mensagem aos editores, detalhando a sua estratégia.

"Amei jornais minha vida inteira e sempre vou amar", escreveu, dizendo que seus pais foram jornalistas, e ele próprio, entregador. Nos encontros anuais de seu fundo, até promove um jogo de "arremesso de jornal".

Na carta, disse que "jornais que cobrem intensamente suas comunidades terão bom futuro" e defendeu "repensar a resposta inicial do setor à internet", de sites com acesso grátis, "insustentável".

Seus jornais, a começar do "World-Herald", passaram então a adotar "paywall" (sistema de cobrança on-line), e o próprio "Washington Post", um dos últimos diários nacionais dos EUA a resistir, deve fazê-lo em 2013.

Donald Graham, presidente da Washington Post Co., afirmou no início deste mês que está em busca do melhor modelo para o jornal, ressaltando o apoio de Buffett a "paywalls".

"Todos os que realmente estejam focados no negócio de jornais deveriam estudar uma empresa neste ano: a Berkshire Hathaway", disse Graham, prevendo êxito na estratégia adotada pelo sócio.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página