Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Divulgar dado não oficial é motivo de multa na Argentina

DE BUENOS AIRES

Na Argentina, o Indec (o IBGE local) é acusado de maquiar seus números desde 2007, e as consultorias privadas que divulgam seus índices próprios de inflação são multadas pelo governo.

O órgão está sob intervenção do governo desde 2007, quando a inflação começou a disparar -o ex-presidente Néstor Kirchner tinha como obsessão manter o índice abaixo dos dois dígitos.

Desde então, consultorias privadas passaram a calcular a inflação de forma independente, com uma diferença gritante em relação aos números oficiais.

Enquanto para o governo a inflação é de 9% ao ano, para as consultorias, chega a 25%. A revista "The Economist" parou recentemente de divulgar os dados do Indec, preferindo os de uma consultoria. E a Argentina já foi advertida publicamente pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) pela maquiagem dos dados.

Recentemente, o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, levantou nova polêmica ao afirmar que, na Argentina, era possível comer diariamente por 6 pesos (cerca de R$ 2,5), segundo a cesta básica oficial.

O Indec também é acusado de maquiar outros índices, como os de pobreza. Para o órgão, existem 9% de pobres no país. Já instituições como a Universidade Católica calculam esse número na faixa dos 21%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página