Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Baixa procura pelo iPhone 5 faz Apple reduzir pedidos de telas

Encomendas são reduzidas à metade, diz jornal japonês; ações da companhia recuam 3,5%

Decisão mostraria que vendas não decolaram, em meio à competição com a rival sul-coreana Samsung e seus Galaxy

DA REUTERS

Devido à baixa procura pelo iPhone 5, lançado em setembro, a Apple cortou pedidos de telas de LCD e de outras peças necessárias para a fabricação do celular, publicou ontem o jornal japonês "Nikkei".

De acordo com a publicação, a Apple cortou pela metade as encomendas neste trimestre de 65 milhões de telas de LCD feitas à Japan Display, à Sharp e à LG Display.

O jornal acrescentou ainda que a empresa reduziu os pedidos de outros componentes. O mercado reagiu mal. As ações da Apple caíram 3,56%, para US$ 501,77.

Caso confirmada, a decisão comprovaria as previsões de analistas, para quem as vendas do iPhone 5 não decolaram.

A Apple perdeu terreno no segmento de smartphones, que movimenta US$ 200 bilhões ao ano, para a rival sul-coreana Samsung e para concorrentes chinesas menores, como Huawei e ZTE.

Na semana passada, a Samsung anunciou que as vendas do Galaxy S, sua principal linha de celulares, haviam superado 100 milhões de unidades desde o lançamento do primeiro modelo, em maio de 2010.

A versão mais recente, o Galaxy S 3, lançado em maio de 2012, vendeu mais de 40 milhões de unidades até o fim do ano passado. A expectativa é que o Galaxy S 4 seja lançado em breve.

A Apple vai ter que concorrer também com velhos conhecidos. A Research In Motion lançará no dia 30 o BlackBerry 10, nova versão de seu celular e grande esperança de tirar a empresa canadense da crise.

Para analistas, enquanto a Apple aposta em apenas um smartphone, a Samsung ganha espaço ao oferecer uma linha ampla de produtos em todas as faixas de preço.

A expectativa da consultoria Strategy Analytics é que a Samsung amplie a vantagem sobre a Apple ao elevar a venda de celulares em mais de um terço neste ano. Segundo a empresa, a Samsung venderá 290 milhões de smartphones, ante 180 milhões da Apple.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página