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Ferrovia entre PA e MA será a primeira que vai a leilão

Trecho será teste para nova regra de concessão

DE BRASÍLIA

A ferrovia ligando Açailândia (MA) a Belém (PA) foi escolhida para ser a primeira a ser licitada no plano de concessões do governo federal.

Bernardo Figueiredo, presidente da EPL (estatal responsável pelos projetos de transporte), afirmou que na próxima semana serão lançados os estudos desse trecho, que é o prolongamento da ferrovia Norte-Sul até o Pará.

A previsão feita no lançamento do plano de concessões, em agosto, era apresentar os estudos de 12 trechos ferroviários até dezembro.

Segundo Bernardo, o trecho será usado como teste para conhecer a reação do mercado ao novo modelo de concessão e deverá ser o primeiro a ser licitado.

No modelo anterior, da década de 1990, o vencedor da licitação explorava com exclusividade o trecho sob sua responsabilidade.

O novo modelo prevê que o concessionário venderá toda a capacidade de transporte da ferrovia para a estatal Valec e que essa empresa pública oferecerá no mercado os horários para os clientes usarem o trecho.

A linha Açailândia-Belém é considerada uma das mais importantes da Norte-Sul. Isso porque a capacidade do Porto de Itaqui, no Maranhão, onde hoje a ferrovia termina, é considerada baixa para a quantidade de cargas que essa ferrovia poderá potencialmente transportar quanto estiver pronta.

A Ferrovia Norte-Sul está em construção há 25 anos e só tem 720 quilômetros dos seus mais de 2,5 mil quilômetros projetados em operação.

Em relação ao pacote de rodovias, Bernardo afirmou que, em abril, deverão ser publicados os editais de licitação de sete dos nove trechos previstos nas concessões do governo -os outro dois sairão em maio.


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