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TAM trocará Star Alliance pela oneworld em 2014

Companhia brasileira vai integrar aliança da LAN, com quem se fundiu

Pontos acumulados em empresas da Star Alliance e creditados no TAM FIdelidade continuarão válidos

MARIANA BARBOSA DE SÃO PAULO

A TAM oficializou sua saída da rede de alianças global Star Alliance. A partir do segundo trimestre de 2014, a companhia vai se unir à LAN na oneworld.

Até lá, nada muda para quem tem o programa TAM Fidelidade, que continuará acumulando créditos em voos de empresas parceiras da Star Alliance.

A LAN, sócia da TAM no grupo Latam, é fundadora da oneworld, enquanto a TAM aderiu à Star Alliance há menos de três anos, ocupando espaço deixado pela Varig.

A consolidação do grupo Latam em uma rede foi determinada pelo órgão regulador chileno, que também impôs como condição para aprovar a fusão que as duas não poderiam integrar a mesma rede da colombiana Avianca.

Em junho de 2012, após a sinalização de que a Latam ficaria na oneworld, a Avianca entrou para a Star Alliance.

Apesar de a Star Alliance ser mais antiga e ter mais companhias que a oneworld, a mudança para o passageiro brasileiro será pequena. Nos destinos mais procurados, as alianças são equivalentes.

Quem acumulava pontos no TAM Fidelidade voando United, por exemplo, poderá acumular com a American. A Star tem a TAP, e a oneworld, a Iberia. Sai Lutfthansa e entra British Airways.

PERDA

A TAM é a segunda grande perda da Star nas últimas semanas. A US Airways, que se fundiu com a American, vai trilhar o mesmo caminho.

"As alianças são importantes para as companhias aéreas pois permitem oferecer voos de qualquer lugar para qualquer lugar a um custo mais baixo", diz o consultor Lucas Arruda. "Você obtém ganhos sem precisar fazer uma fusão, integrando as malhas por meio de alianças."

Mas a saída da TAM é um baque para as empresas da Star Alliance, que perderão a conectividade com a maior empresa do Brasil.

O espaço será eventualmente preenchido pela Avianca Brasil, que tem ampliado a oferta de voos no país justamente para atender a demanda da Star Alliance.

"A integração da Avianca Brasil à Star Alliance é questão de tempo", diz Arruda. "O grupo Avianca está integrando as subsidiárias e logo essa integração chegará ao Brasil."

Apesar de não integrar nenhuma aliança, a Gol não é uma alternativa para a Star, pois possui acordos estratégicos com as companhias líderes da aliança Sky Team, como Delta e Air France-KLM.


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