Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria
TAM trocará Star Alliance pela oneworld em 2014
Companhia brasileira vai integrar aliança da LAN, com quem se fundiu
Pontos acumulados em empresas da Star Alliance e creditados no TAM FIdelidade continuarão válidos
A TAM oficializou sua saída da rede de alianças global Star Alliance. A partir do segundo trimestre de 2014, a companhia vai se unir à LAN na oneworld.
Até lá, nada muda para quem tem o programa TAM Fidelidade, que continuará acumulando créditos em voos de empresas parceiras da Star Alliance.
A LAN, sócia da TAM no grupo Latam, é fundadora da oneworld, enquanto a TAM aderiu à Star Alliance há menos de três anos, ocupando espaço deixado pela Varig.
A consolidação do grupo Latam em uma rede foi determinada pelo órgão regulador chileno, que também impôs como condição para aprovar a fusão que as duas não poderiam integrar a mesma rede da colombiana Avianca.
Em junho de 2012, após a sinalização de que a Latam ficaria na oneworld, a Avianca entrou para a Star Alliance.
Apesar de a Star Alliance ser mais antiga e ter mais companhias que a oneworld, a mudança para o passageiro brasileiro será pequena. Nos destinos mais procurados, as alianças são equivalentes.
Quem acumulava pontos no TAM Fidelidade voando United, por exemplo, poderá acumular com a American. A Star tem a TAP, e a oneworld, a Iberia. Sai Lutfthansa e entra British Airways.
PERDA
A TAM é a segunda grande perda da Star nas últimas semanas. A US Airways, que se fundiu com a American, vai trilhar o mesmo caminho.
"As alianças são importantes para as companhias aéreas pois permitem oferecer voos de qualquer lugar para qualquer lugar a um custo mais baixo", diz o consultor Lucas Arruda. "Você obtém ganhos sem precisar fazer uma fusão, integrando as malhas por meio de alianças."
Mas a saída da TAM é um baque para as empresas da Star Alliance, que perderão a conectividade com a maior empresa do Brasil.
O espaço será eventualmente preenchido pela Avianca Brasil, que tem ampliado a oferta de voos no país justamente para atender a demanda da Star Alliance.
"A integração da Avianca Brasil à Star Alliance é questão de tempo", diz Arruda. "O grupo Avianca está integrando as subsidiárias e logo essa integração chegará ao Brasil."
Apesar de não integrar nenhuma aliança, a Gol não é uma alternativa para a Star, pois possui acordos estratégicos com as companhias líderes da aliança Sky Team, como Delta e Air France-KLM.