Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Tradição de entrevistas na Casa Branca faz 100 anos neste mês

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Os americanos podem celebrar neste mês de março o centenário de um símbolo de sua democracia.

Há cem anos, o 28º presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, dava início à coletiva de imprensa presidencial, evento que se tornaria uma tradição entre os chefes de Estado do país.

O interesse de Wilson ao receber a imprensa era transmitir à população suas considerações políticas para que, assim, obtivesse apoio para suas propostas em discussão no Congresso americano.

"Eu sinto que uma grande parte do sucesso dos negócios públicos depende dos jornalistas -não tanto de quem escreve editoriais, porque podemos esquecer o que dizem, mas sim dos escritores de notícias, porque as notícias são a atmosfera dos negócios públicos", afirmou.

Desde os dois mandatos de Wilson (1912 a 1921), todos os 16 sucessores no Executivo federal americano mantiveram a tradição de fazer entrevistas coletivas na Casa Branca, na capital, Washington.

A frequência, a forma e o conteúdo das conversas, entretanto, variaram entre os presidentes. Obama, por exemplo, costuma participar de sessões de perguntas e respostas curtas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página