Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

União Europeia

Croácia entra em bloco europeu e quer participar da zona do euro

DE SÃO PAULO - A Croácia se tornou à 0h de hoje (19h de ontem no horário de Brasília) o 28º Estado membro da União Europeia, após um processo de oito anos para atender a todos os critérios de entrada do bloco.

O país, que passa por uma recessão e tem altos níveis de desemprego, especialmente entre os jovens, deseja adotar o euro, mesmo com a crise da moeda, disse o diretor do Banco Central, Boris Vujcic.

Nos três primeiros meses de 2013, as economias dos 17 países da zona do euro encolheram, mantendo o bloco em seu mais longo período de recessão desde que a moeda única foi adotada.

O primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, declarou ao francês "Le Monde" que não teme a crise do bloco. "Nós nos preparamos durante muito tempo, talvez mais do que qualquer outro novo membro, para integrar a UE. Estamos prontos. Sabemos no que estamos entrando. É uma nova chance, um novo desafio."

Milanovic afirmou não crer que o país, um dos mais pobres da UE, vá viver uma situação parecida com a da Grécia, mais afetado pela crise da dívida na zona do euro.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página