Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Monitoramento nos EUA

EUA não rastrearam buscas de família por panelas e mochilas

DE SÃO PAULO - Ao contrário do veiculado em sites do mundo todo, as autoridades não rastrearam as buscas de uma família em Nova York que procurou por mochilas e panelas de pressão no Google e, em consequência, recebeu a visita da polícia americana.

Na semana passada, o episódio entrou no noticiário como mais uma evidência do escândalo de monitoramento eletrônico efetuado pelo governo dos EUA.

Uma mulher de Nova York havia afirmado que sua família recebeu a visita da polícia, que questionou se eles pretendiam fazer uma bomba com a panela.

Na versão da mulher, que publicou a história no site Medium, a NSA (Agência de Segurança Nacional), denunciada por rastrear o conteúdo de contas de cidadãos comuns na internet, teria misturado as buscas dela por panelas de pressão, as de seu marido por mochilas e as de seu filho por notícias sobre os ataques terroristas no país.

A explicação é mais simples. A polícia regional fazia investigações com base em uma denúncia do ex-patrão de seu marido, a partir de buscas que ele havia feito no computador do trabalho.

A mulher esclareceu que, apesar do mal-entendido, não teve intenção de mentir e que escreveu com base nas informações disponíveis.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página