Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Radiação em Fukushima é 18 vezes maior do que a anterior

Níveis de contaminação, que foram detectados por novos equipamentos de medição, podem ser letais após exposição de quatro horas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Tepco (Compania Elétrica de Tóquio), que opera a usina nuclear de Fukushima, no Japão, anunciou ontem altos níveis de radiação em três tanques de armazenamento de água e em uma tubulação.

A radiação detectada nesses locais chega a 1,8 mil milisieverts por hora, um nível de radioatividade 18 vezes maior que o registrado no mesmo lugar na semana passada.

A lei japonesa estabelece que o nível seguro de exposição anual é de 50 milisieverts.

Segundo a rede BBC, as medições mostram que a radiação era suficiente para tornar-se letal com uma exposição de quatro horas.

A usina, localizada ao norte de Tóquio, foi atingida por um terremoto seguido de tsunami em 11 de março de 2011.

Isso danificou três reatores nucleares e lançou contaminação radioativa no ar, no mar e em alimentos.

Os altos níveis de radiação anunciados ontem podem só ter sido percebidos por causa de uma troca de equipamentos. Os novos instrumentos são capazes de detectar maiores quantidades de radiação.

Os tanques afetados, feitos de de chapa de aço, são semelhantes ao reservatório no qual foi detectado, na semana passada um vazamento de 300 toneladas de água contaminada no mar.

A Tepco revelou na época que, além do vazamento de água radioativa, havia altos índices de radiação na parte inferior de outros dois.

Nesses tanques se armazena parte da água altamente radioativa acumulada nos porões dos reatores, que aumenta diariamente pelo vazamento de líquido que vem do sistema de refrigeração da usina. No total, existem cerca de mil tanques semelhantes em Fukushima.

DEFEITO

A Tepco está analisando cerca de 350 tanques que são do mesmo modelo do defeituoso, fabricados de forma rápida e econômica quando aconteceu a crise nuclear.

Após o início da crise, o governo japonês e a operadora da usina iniciaram trabalhos de limpeza e decretaram uma zona de exclusão de 20 quilômetros em torno da usina.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página