Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Polícia acusa casal cigano de roubar menina na Grécia

Dupla responderá por sequestro de menores e falsificação de documentos; comunidade teme racismo em caso

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A polícia da Grécia ordenou ontem a prisão de um casal de ciganos acusados de sequestrar uma criança, em caso que alimenta o controverso e crescente escrutínio sobre os ciganos na Europa.

Christos Salis, 39, e Eleftheria Dimopoulou, 41, negaram ter sequestrado a menina, chamada de "Maria", após testes provarem que não eram seus pais biológicos.

Em meio a versões contraditórias, o casal afirmou que recebeu "Maria" de uma búlgara. Segundo a polícia, a dupla registrou 14 crianças na Grécia nos últimos anos. Dimopoulou tinha mais de um documento de identificação e responderá por falsificação.

Ontem, a polícia da Grécia lançou um apelo à Interpol para tentar achar os pais biológicos de "Maria", que deve ter entre quatro e seis anos e está sendo chamada de "anjo loiro" na mídia grega.

Foi sua pela clara e cabelo dourado, em contraste com a aparência dos pais, que chamaram a atenção da polícia em batida a um acampamento em Farsala, no centro da Grécia, na semana passada.

O caso acontece num momento em que recrudesce o debate na Europa em crise sobre imigração e xenofobia --ciganos são alvo frequente.

Representantes da comunidade cigana na Grécia temem que o episódio alimente racismo. Já o presidente da ONG que cuida temporariamente de "Maria", Costas Yiannopoulos, disse ao "New York Times" que o episódio "abre uma caixa da Pandora sobre o que está acontecendo com os ciganos e a exploração de crianças não só na Grécia, mas na Europa".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página