Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Atentado antecede reunião sobre os EUA no Afeganistão

Explosão de carro-bomba atinge prédio que receberá assembleia para discutir permanência de americanos no país

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O edifício em Cabul que sediará uma assembleia na semana que vem para debater a presença de tropas americanas no Afeganistão foi alvo de um atentado ontem.

Ao menos seis pessoas morreram --um soldado, um policial e quatro civis-- e outras 22 ficaram feridas quando um carro-bomba se chocou com um veículo do Exército do país asiático perto do prédio onde será realizada a "Loya Jirga" (uma assembleia de líderes).

O atentado ocorreu às 15h locais (8h30, no horário de Brasília) e destruiu carros e lojas das proximidades.

Poucas horas antes, o presidente afegão, Hamid Karzai, havia convidado representantes talebans a participarem do encontro. Ele ainda anunciou que negociadores americanos e afegãos haviam concluído um tratado bilateral de segurança que será debatido na "Loya Jirga"

Essa reunião está marcada para próxima semana em Cabul, e o principal assunto a ser tratado é a presença militar dos Estados Unidos no país após a retirada internacional, no final de 2014.

Karzai convocou cerca de 3.000 líderes para o encontro, entre clérigos, parlamentares e figuras influentes. Sem a aprovação do conselho, o Afeganistão deve recusar o acordo. Caso seja aprovado, o documento será votado pelo Parlamento.

Autoridades americanas não comentam detalhes dessa negociação, mas Karzai já afirmou que permanecem alguns pontos de divergência entre Cabul e Washington.

A autoria do ataque não foi reivindicada, mas atentados suicidas são tática comum de insurgentes do Taleban, que lutam contra o governo afegão e a Otan desde que foram expulsos do poder em 2001.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página