Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

ONU anuncia acordo de saída de civis e envio de ajuda a cidade síria

Homs está sitiada pela guerra; rebeldes dizem ter tomado prisão

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A ONU anunciou ontem um acordo com o governo sírio para permitir a saída de civis e a entrada de ajuda humanitária em Homs, cidade no centro do país controlada pelos rebeldes e sitiada pela guerra.

As Nações Unidas já haviam armazenado alimentos e material médico na periferia de Homs, à espera de um acerto com o regime do ditador Bashar al-Assad.

Se o acordo entrar em vigor, será o primeiro gesto humanitário do governo desde o fim da primeira rodada de negociações com os rebeldes, em janeiro, na Suíça, sob supervisão da ONU.

Segundo um porta-voz da agência humanitária das Nações Unidas, isso não significaria que um comboio pudesse chegar a Homs nas próximas 24 horas.

TOMADA DE PRISÃO

Rebeldes sírios tomaram ontem o controle de grande parte da prisão central de Aleppo (norte) e libertaram centenas de detidos, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O observatório declarou que membros da coalizão Frente Islâmica, dominada pela brigada Ahrar al-Sham e pela Frente Al Nusra, afiliada da Al Qaeda, planejaram o ataque.

No entanto, a rede de televisão estatal da Síria lançou um alerta afirmando que os soldados e as forças de segurança "frustraram um ataque contra a prisão realizado por grupos terroristas".

De acordo com o diretor do observatório, Rami Abdel Rahman, os combates ainda estavam em andamento no complexo, que supostamente abriga cerca de 3.000 presos, incluindo islamistas, ativistas e menores. Rebeldes lançaram ataques contra prisões por meses, mas nenhum havia sido bem-sucedido.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página