Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Israel diz ter achado outro túnel entre o país e a faixa de Gaza

Hamas, que controla a região, afirma que passagem é antiga e que divulgação do fato é parte de 'histeria'

Forças de Israel dizem que passagem avança centenas de metros no país e foi construída com técnica sofisticada

DIOGO BERCITO DE JERUSALÉM

As Forças de Defesa de Israel anunciaram ontem que descobriram um novo túnel entre a faixa de Gaza e o território israelense.

Essas passagens, apelidadas pelo Exército de "túneis do terror", estão entre as mais graves preocupações no sul de Israel, já que podem permitir a passagem de armamentos e de militantes, uma ameaça à população civil.

O túnel ainda está sendo investigado para que sua extensão seja determinada. De acordo com o Exército, ele corre em uma profundidade de entre oito e nove metros, mas inclui trechos a 20 metros de profundidade.

A facção palestina Hamas, que governa a faixa de Gaza, afirmou em uma coletiva de imprensa que o túnel revelado não é novo e que a divulgação por parte do Exército israelense é "parte de sua histeria". "Não foi uma vitória militar ou de inteligência."

As Forças de Defesa de Israel discordam e afirmam que a passagem penetra centenas de metros no território israelense, tendo sido construída em meses recentes com as técnicas mais sofisticadas até então vistas nesse tipo de empreitada em Gaza.

O Exército encontrou, no entorno do túnel, material que inclui geradores de energia e reforço de concreto.

O jornal israelense "Haaretz" cita uma fonte militar que afirma que "esse tipo de túnel é construído para uma grande operação, um sequestro ou algo semelhante".

Uma passagem semelhante havia sido encontrada em outubro passado, com diversos pontos de entrada para o território israelense. O túnel foi destruído, após jornalistas --incluindo a reportagem da Folha -- terem sido autorizados a visitá-lo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página