Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Londres fica coberta por nuvem de poluição e de areia do Saara

Governo britânico orienta população a evitar atividades ao ar livre

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS DE SÃO PAULO

Pelo segundo dia consecutivo, a cidade de Londres foi coberta ontem por uma grande nuvem de poluição, que se espalhou também para outras partes da Inglaterra.

O Ministério do Meio Ambiente britânico disse que a situação foi provocada pelas emissões locais de poluentes, pela contaminação industrial procedente do continente europeu e pela poeira da areia do Saara, carregada pelos ventos do sudeste.

Apesar do clima ameno para a época do ano, com temperaturas de até 20 graus na capital, o órgão pediu à população vulnerável que limitasse a circulação nas ruas.

Pessoas com problemas pulmonares e cardíacos foram aconselhadas a evitar atividades ao ar livre, enquanto aquelas com olhos irritados, tosse e garganta seca deveriam reduzir as saídas de casa.

Muitas escolas mantiveram seus alunos dentro das salas de aula, e o serviço de ambulâncias registrou um aumento nos casos de problemas respiratórios e de coração.

A poluição fez com que até o premiê, David Cameron, cancelasse seu jogging matutino ontem. "É desagradável, se pode ver a poluição no ar. Não fui correr esta manhã, fiquei em casa trabalhando", disse ele à BBC.

O premiê pediu aos britânicos que consultassem as previsões meteorológicas e as dicas de saúde fornecidas pelas autoridades.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a poluição em Londres atingiu um nível extremamente elevado, de dez numa escala de dez.

Em 20 de fevereiro, a Comissão Europeia iniciou procedimentos jurídicos contra o Reino Unido por descumprimento da obrigação de reduzir os níveis excessivos de dióxido de nitrogênio, um gás tóxico produzido principalmente pelos veículos.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a poluição do ar mata cerca de 7 milhões de pessoas por ano no mundo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página