Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Berlusconi terá de tomar conta de idosos e deficientes em asilo

Ex-premiê italiano foi condenado por fraude fiscal no caso Mediaset

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O ex-primeiro ministro da Itália e magnata das telecomunicações, Silvio Berlusconi, terá de cumprir um ano de serviço comunitário, segundo determinou o Tribunal de Execuções Penais de Milão.

A mídia italiana diz que Berlusconi trabalhará na Fundação Sacra Famiglia, uma organização de assistência para idosos e pessoas com deficiências psicofísicas que atende cerca de 2.000 pessoas na Itália.

Berlusconi, 77, foi condenado a trabalhar uma vez por semana na sede da organização em Cesano Boscone, na província de Milão, por ao menos quatro horas. Ele deve começar no fim deste mês.

O diretor da organização, Paolo Pigni, disse que havia oferecido a Berlusconi um trabalho de suporte à equipe que cuida dos idosos. "Isso significa acompanhar pessoas à missa, entretê-los, estar perto deles", disse.

A pena pelo crime de fraude fiscal no caso Mediaset --compra superfaturada de filmes americanos para seus canais de televisão-- é a primeira que Berlusconi terá de fato que cumprir em seus 38 processos judiciais.

Ele foi condenado a quatro anos de prisão, reduzido depois a um. Por ter mais de 70 anos, o líder do partido Força Itália não poderia ser efetivamente preso, mas corria o risco de receber prisão domiciliar. Isso obrigatoriamente o afastaria da política justo antes das eleições do Parlamento Europeu em maio.

Ontem, a pena foi comutada para prestação de serviço.

Berlusconi ainda tem três processos pendentes, em que é acusado de compra de senadores e suborno de testemunhas. Também espera o resultado da apelação contra a condenação por ter feito sexo com uma menor.

O ex-premiê não pode exercer cargo público por dois anos e perdeu sua cadeira no Senado. Ele está proibido de deixar a Lombardia, onde reside. A única exceção são idas a Roma, que poderão ser feitas de terça a quinta.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página