Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'New York Times' defende a legalização da maconha

Em editorial, maior jornal dos EUA endossa mudança da lei na esfera federal

Série de seis editoriais vai ser publicada no jornal até 5 de agosto, abordando diferentes aspectos da questão

DE NOVA YORK

Com uma série de editoriais que começou a ser publicada em sua versão impressa neste domingo (27) e vai até 5 de agosto, o "New York Times" assumiu a defesa da legalização da maconha pelo governo federal dos EUA --um importante marco no debate nacional sobre o tema.

"O governo federal deve revogar a proibição à maconha", afirma o texto. Em seu site, o "NYT" anuncia que a série abordará também os aspectos criminais, históricos, de saúde e regulamentação.

O jornal reconhece que "não há respostas perfeitas às preocupações legítimas da população sobre o uso da maconha". "Mas também não há essas respostas sobre o tabaco ou o álcool, e nós acreditamos que, em todos os aspectos, a balança pende para a legalização nacional."

Com a revogação da lei federal, diz o "NYT", as decisões sobre permitir produção e uso para fins medicinais ou recreativos se darão no nível "correto": o estadual. Quase três quartos dos 50 Estados americanos já adotaram alguma mudança nas leis sobre o uso e a produção da droga.

Para o "NYT", as evidências de que a dependência é um problema menor, especialmente se comparado ao álcool e ao tabaco, são "esmagadoras". O jornal compara a proibição federal com os 13 anos da Lei Seca nos EUA (1920-1933), em que "as pessoas continuaram bebendo" e a criminalidade cresceu.

A maconha está entre as substâncias proibidas por lei federal de 1970 que estabelece parâmetros e punições sobre o uso e o comércio de drogas no país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página