Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Israel e Hamas aceitam mais 72 horas de trégua

DE SÃO PAULO

Israelenses e palestinos concordaram em realizar uma nova trégua com duração de 72 horas a partir da 0h desta segunda (11), no horário local (18h de domingo, em Brasília).

O acordo foi mediado pelo governo do Egito, com o objetivo de permitir a entrada de ajuda humanitária em Gaza e garantir a continuidade das negociações por um cessar-fogo permanente, que acontecem no Cairo.

Na sexta-feira (8), expirou a última trégua, também de 72 horas. Desde então, os dois lados voltaram a trocar ataques, o que travou as negociações.

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, havia alertado que não negociaria sob ataque. A delegação israelense chegou a deixar o Egito na sexta, mas anunciou que voltará ao país para negociar nesta segunda, se a trégua for mantida.

O Hamas põe o fim do bloqueio a Gaza e a permissão para a construção de um porto como condições para uma trégua duradoura. O porta-voz do grupo Sami Abu Zuhri disse que a nova trégua seria a última chance para que um acordo seja firmado entre as partes.

COMBATES

Neste domingo (10), os bombardeios israelenses mataram nove palestinos em Gaza, incluindo um menino de 14 anos, segundo as autoridades médicas locais.

No entanto, os combates dos últimos três dias foram menos intensos que os anteriores, com ataques mais espaçados e a retirada das tropas israelenses.

Desde o início do conflito, em 8 de julho, 1.910 palestinos morreram, a maioria civis, segundo a ONU. Do lado israelense, morreram 64 soldados e três civis.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página