Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para presidentes, cessar-fogo na Ucrânia está sendo respeitado

À noite, no entanto, fortes explosões foram relatadas em Mariupol

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Depois de uma avaliação em conjunto, os governos da Ucrânia e Rússia concluíram que o cessar-fogo estabelecido entre Kiev e separatistas pró-Rússia foi respeitado neste sábado (6), apesar dos relatos de incidentes.

Mais tarde, segundo testemunhas, houve fortes explosões na periferia de Mariupol, cidade portuária no leste da Ucrânia. Uma espessa fumaça era visível no horizonte.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, informou em comunicado que falou ao telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e que os dois concordaram que a interrupção das hostilidades estava sendo "amplamente respeitada". O Kremlin disse que eles expressaram satisfação com a trégua.

O líder separatista em Donetsk, principal cidade controlada pelos rebeldes, Aleksandr Zakharchenko, acusou o exército ucraniano de violar a trégua e bombardear uma cidade.

O porta-voz ucraniano Andrei Lisenko disse que a afirmação do líder rebelde era uma provocação e negou o bombardeio. Ele acusou os insurgentes de ataques isolados, mas ainda na noite de sexta-feira (5), quando a ordem não havia chegado a todas as unidades.

As potências ocidentais acusam a Rússia de armar os separatistas e de violar a soberania ucraniana, o que Moscou nega. Um novo pacote de sanções da União Europeia contra os russos deve ser divulgado nesta segunda (8), mas pode ser suspenso se o cessar-fogo de fato vingar.

Ainda neste sábado, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia criticou as punições e disse que "sem dúvida reagirá" caso as novas medidas sejam confirmadas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página