Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA minimizam alerta iraquiano de atentado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, disse nesta quinta (25) que recebeu a informação de que a milícia radical Estado Islâmico (EI) planejava atentados a estruturas de metrô de Paris e dos Estados Unidos.

Autoridades francesas e americanas disseram não haver evidências de que a informação estivesse correta. Funcionários da inteligência dos Estados Unidos afirmaram que o suposto plano é incoerente com os dados que eles haviam colhido sobre a facção, mas que a possibilidade seria investigada.

Abadi disse a rep que o ataque estava sendo planejado por estrangeiros que se juntaram ao EI no Iraque. "Pelos detalhes que eu recebi, sim, parece crível", disse o premiê iraquiano a repórteres em Nova York, onde estava para a Assembleia Geral da ONU.

Autoridades iraquianas questionaram a informação. Em condição de anonimato, um funcionário do governo disse à agência Reuters que isso era uma "história velha". Outro disse que se trata de "inteligência antiga".

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, publicou fotos suas no metrô em seu Twitter, para mostrar que não havia razão para preocupação.

Antes disso, entretanto, o metrô teve seu sistema de segurança reforçado.

A França já havia anunciado reforços em seu sistema de transporte nesta quinta, mais cedo, após o assassinato de um turista francês pela facção argelina Jund al-Khilafah, vinculada ao EI.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página