Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Presidente da Ucrânia diz que pretende entrar na UE

Petro Poroshenko também indica planos de candidatura de Kiev para Otan

Líder ucraniano autoriza fechamento de fronteira com a Rússia, mas viabilidade da medida é duvidosa

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, anunciou uma série de medidas em pronunciamento nesta quinta (25), entre as quais a de que vai solicitar a entrada do país na União Europeia.

Poroshenko disse ainda que o governo vai se esforçar para derrubar uma medida de 2010 que proíbe a entrada de Kiev em qualquer organização militar --indicativo de um pedido de ingresso na aliança ocidental Otan.

A estratégia anunciada prevê 60 reformas e programas sociais na Ucrânia para solicitar a entrada na UE dentro de seis anos.

Poroshenko disse que áreas prioritárias da reforma incluem acabar com a corrupção e descentralizar o poder, além de reformar o sistema fiscal e as forças de segurança. O país também quer trabalhar para garantir independência energética.

Ainda nesta quinta (25), Poroshenko autorizou o governo a fechar temporariamente a fronteira com a Rússia para deter a "interferência" de Moscou nos assuntos nacionais. A viabilidade da medida, porém, é duvidosa. Episódios como a entrada de tanques russos no leste do país, em junho, indicam que Kiev não tem o controle total dos postos de fronteira.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página