Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Japão diz que 31 pessoas podem ter morrido em erupção de vulcão

Mortes seriam as primeiras por atividade vulcânica desde 1991

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Equipes de resgate encontraram neste domingo (28) 31 pessoas inconscientes nas trilhas que dão acesso ao monte Ontake, que entrou em erupção no sábado (27), enquanto centenas passeavam pelo local.

Segundo maior vulcão do Japão, o monte Ontake é um dos grandes destinos turísticos de escalada do país e fica 210 quilômetros a oeste de Tóquio, na ilha de Honshu. A última erupção ocorrida no local foi em 1979, mas não houve mortos à época.

A polícia disse que as 31 pessoas foram encontradas com paradas cardiopulmonares, mas se recusou a confirmar todas as mortes antes de um exame formal, conforme o costume japonês.

O governo local retirou quatro vítimas da área. As outras 27 permaneciam no local no domingo, após as buscas terem sido suspensas devido ao forte cheiro de enxofre exalado pelo vulcão. Mais de 40 pessoas ficaram feridas, várias com fraturas ósseas.

Cerca de 550 agentes da polícia, dos bombeiros e do Exército ajudaram a retirar feridos e pessoas que passaram a noite em áreas do vulcão, a maioria em refúgios.

O Ontake ainda estava em atividade no domingo, despejando fumaça e cinzas, que foram encontradas em carros a 80 km de distância do local.

Vulcões entram em erupção com frequência no Japão, um dos países com maior atividade sísmica do planeta.

No entanto, não havia mortes em decorrência de erupções desde 1991, quando 43 pessoas foram vítimas da ação do monte Unzen, no sul do país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página