Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Lisboa veste luto em protesto à visita de Angela Merkel

Manuel de Almeida/Efe
Manifestação em Lisboa contra visita de chanceler alemã
Manifestação em Lisboa contra visita de chanceler alemã
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel, foi recebida com protestos e forte esquema de segurança em Lisboa,ontem.

Centenas de manifestantes fizeram um protesto nas ruas da capital portuguesa, vestindo preto e colocando faixas de luto em estátuas de Lisboa contra as medidas de austeridade que Portugal foi obrigado a aplicar em contrapartida ao socorro financeiro de € 78 bilhões (R$ 159 bilhões), recebido no ano passado.

Em discurso ao lado do primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, Merkel renovou seu endosso aos cortes de gastos e aumentos de impostos definidos por Lisboa, que chegam a 30% na alíquota do IR.

A líder alemã insistiu em que apenas reformas para cortar o deficit público podem restaurar o crescimento e ela e seus ministros citaram Portugal como um modelo para outros devedores.

"Portugal está cumprindo os compromissos que assumiu muito bem. É uma grande proeza", afirmou.

Para evitar eventuais choques nas proximidades do Parlamento, a polícia fez um cordão de isolamento na região do palácio presidencial, onde Merkel se reuniu com Passos Coelho e com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva.

No entanto, o esquema de segurança não impediu que ao menos 12 estátuas públicas amanhecessem cobertas com plástico preto em sinal de luto. Os portugueses atribuem à alemã, que controla a maior economia da região, a culpa pelas medidas de austeridade.

Também foram colados cartazes de Passos Coelho, Merkel e o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, em um cassino com a seguinte legenda: "Nós pagamos, eles jogam, a banca ganha".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página