Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Itália

Premiê anuncia renúncia após Berlusconi se declarar candidato

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O primeiro-ministro da Itália, Mario Monti -cujo governo perdeu apoio da maior bancada do Parlamento, a do partido de Silvio Berlusconi nesta semana- anunciou que pretende renunciar.

A informação foi divulgada pelo gabinete do presidente italiano, Giorgio Napolitano. Segundo o comunicado, o premiê pretende deixar o cargo após a votação do Orçamento 2013 no Parlamento.

A decisão de Monti foi divulgada horas depois que Berlusconi, 76, ex-primeiro-ministro, dizer que vai novamente concorrer ao Parlamento.

Berlusconi renunciou em 2011 durante o auge da crise econômica na Itália, e foi condenado por evasão fiscal em outubro deste ano.

Nos últimos meses, porém, voltou à cena política e elevou o tom contra o governo de Monti, que lhe sucedeu.

O auge da ofensiva foi na quinta, quando seu partido, o Povo da Liberdade, absteve-se em uma votação do governo, enfraquecendo sua legitimidade. O partido exige eleições em março.

"Volto a me interessar pela política por responsabilidade", disse, em entrevista no campo de treinamento do seu time de futebol, o Milan. "Estou coberto de pedidos do povo. A situação do país é muito pior do que um ano atrás."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página