Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Partido que dirigiu Japão por 50 anos deve voltar

Pesquisas colocam PLD à frente do atual governo

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O retorno ao poder do Partido Liberal-Democrata (PLD), que dirigiu o Japão durante mais de 50 anos, nas eleições de hoje já é dado como certo.

O PLD liderou o chamado "milagre econômico" japonês entre as décadas de 50 e 80 e pôs o país no posto de segunda maior economia do mundo, título que perdeu para a China em 2010. Mas foi incapaz de endireitar seu rumo após a explosão da "bolha" do fim dos anos 80.

No entanto, pesa contra o Partido Democrático (PD), do premiê Yoshihika Noda, o fato de ter sido incapaz de estabelecer um governo estável em três anos -foram três os premiês nesse mandato.

A legenda, que obteve arrasadora maioria na eleição de 2009 com uma promessa de mudança, enfrentou, além da estagnação econômica, um terremoto seguido de tsunami, que levou a uma crise nuclear no país em 2011.

Uma pesquisa publicada anteontem pelo jornal "Asahi", no entanto, mostra que entre 40% e 50% dos 104,3 milhões de eleitores que vão às urnas hoje ainda não sabem em quem votar.

E são eles que vão determinar a vantagem do partido vencedor no próximo Parlamento. Se obtiver maioria de dois terços (320 das 480 cadeiras), a coalizão vencedora poderá fazer mudanças na Constituição sem o apoio de outros partidos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página