Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Americanos anticontrole de armas têm mais ação política

HARRY ENTEN DO “GUARDIAN”

Apesar de a maioria dos americanos ser a favor de novas restrições às armas, as chances de alguma coisa ser aprovada no Congresso são pequenas. Por quê?

Muitos irão culpar a Câmara dos Representantes (deputados), controlada pelos republicanos.

Mas as chances de o Senado aprovar as medidas não são muito melhores, apesar da maioria democrata.

Os democratas, com 55 votos o Senado, precisam de mais cinco republicanos para evitar uma obstrução, e isso parece quase impossível.

Mesmo se houvesse apoio de alguns senadores republicanos, o maior controle de armas dificilmente teria o apoio de senadores democratas de Estados conservadores, que devem candidatar-se à reeleição em 2014.

Independentemente de como os americanos estejam vendo o controle de armas neste momento, pesquisas indicam que é provável que eles sejam pelo menos parcialmente influenciados por seus líderes partidários.

O instituto de pesquisas Pew Research constatou que os americanos que possuem armas de fogo e os que priorizam o direito de portar armas têm mais chances de dizer que o Partido Republicano reflete melhor suas posições sobre o assunto.

Além disso, os americanos que são contra o controle de armas têm mais probabilidade de serem politicamente ativos que os americanos a favor do controle.

Segundo o Pew, os que são contra o controle têm 17% mais probabilidade de contribuir com dinheiro para campanhas, contatar uma autoridade pública, assinar uma petição ou expressar uma opinião sobre o tema numa rede social.

É improvável imaginar, por exemplo, um senador de um Estado conservador, especialmente um em que o número de armas por família seja superior à média nacional, querendo contrariar as forças pró-armas.

Uma análise inteligente, portanto, diz que as chances de o Congresso aprovar uma legislação séria de controle de armas diminuem a cada dia que passa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página