Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Após silêncio de Dilma, ministro vai hoje à CNBB

DE BRASÍLIA

Após dois dias de silêncio do governo diante da renúncia de Bento 16, o principal interlocutor do Planalto com a Igreja Católica, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), se encontra hoje com representantes do Vaticano em Brasília.

O ministro, que participará da abertura da Campanha da Fraternidade na sede da CNBB, pode dar início a uma tentativa de estreitar as relações do governo Dilma Rousseff com a Santa Sé. Segundo a Folha apurou, o Planalto estuda se pronunciar no dia oficial da saída de Bento 16.

A relação entre o governo e o Vaticano não é boa desde o período do ex-presidente Lula e ficou mais distante depois da campanha de 2010.

Assessores presidenciais lembram que Bento 16 recomendou a bispos brasileiros pregar voto contra políticos que defendessem o aborto.

O gesto foi interpretado como uma intervenção, e o Planalto avalia que desde então o Vaticano não fez nenhum gesto de boa vontade. A expectativa agora é que o relacionamento possa melhorar.

Em Nova York, o chanceler Antonio Patriota disse que a renúncia foi recebida "com muito respeito pela figura do papa" e que o governo seguirá "com muita atenção" as deliberações do Vaticano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página