Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

EUA criam medalha que servirá para premiar operador de drone

Estima-se que robôs aéreos tenham matado 800 civis em 8 anos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Em um de seus últimos atos no cargo, o secretário de Defesa norte-americano, Leon Panetta, criou uma medalha que servirá para condecorar os operadores de drones (robôs aéreos, não tripulados, que atiram mísseis).

O uso de drones contra o terrorismo em países como Iêmen, Paquistão e Afeganistão é um dos pontos mais polêmicos da política externa de Barack Obama. Estima-se que os ataques de drones tenham matado 800 civis entre 2004 e 2012; a ONU abriu investigação sobre o assunto.

Segundo o Departamento de Defesa, a nova condecoração, cujo nome oficial é Medalha Especial de Guerra, será concedida a militares que participem de operações de combate "e podem não estar no mesmo continente em que a ação é realizada" -o que descreve a ação à distância dos operadores de drones.

Será a única medalha de combate das Forças Armadas dos EUA que não requer que o militar esteja, fisicamente, na área onde se dá a guerra.

A criação da medalha, diz o site do Pentágono, reflete o reconhecimento das mudanças na tecnologia de batalha: "No passado, pouquíssimos militares fora da área de combate podiam agir afetando diretamente as operações".

"Tendo visto o grande trabalho que essas pessoas fazem, sempre achei que ele merecia ser reconhecido -e, infelizmente, as medalhas a que elas faziam jus não reconheciam esse tipo de contribuição", afirmou Panetta durante cerimônia no Pentágono, na última quarta-feira.

Entre as primeiras entidades a criticar a medida estão associações de veteranos de guerra dos EUA, que condenam a outorga de medalhas a quem não tenha corrido risco físico durante combates.

"Discordamos totalmente do Pentágono", declarou John Hamilton, da Associação de Veteranos de Guerras no Exterior, em comunicado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página