Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Continuarei perto de vocês', diz Bento 16 a cardeais

BERNARDO MELLO FRANCO ENVIADO ESPECIAL A ROMA

Na última fala aos cardeais antes de deixar o Vaticano e se tornar papa emérito, Bento 16 prometeu ontem "incondicional reverência e obediência" ao próximo pontífice.

Ele anunciou o compromisso horas antes de embarcar para a residência de Castel Gandolfo, onde ficará recluso durante o conclave que elegerá seu sucessor.

"Entre vocês, integrantes do Colégio dos Cardeais, está o futuro papa, a quem prometo desde já incondicional reverência e obediência", afirmou o pontífice, o primeiro a renunciar em 600 anos.

A promessa foi feita um dia depois de a Santa Sé informar que Bento 16 criou para si o título de papa emérito e decidiu que continuará a ser chamado de Sua Santidade.

Ao dizer que respeitará as decisões do sucessor, ele tenta afastar o temor de um duplo comando no Vaticano.

Apesar de não participar da eleição, o papa disse que se manterá próximo dos cardeais em orações e fez votos de que eles sigam a vontade de Deus em sua escolha.

"Vou continuar a rezar para estar perto de vocês, especialmente nos próximos dias, para que vocês sejam totalmente dóceis à ação do Espírito Santo. Que o Senhor vos mostre aquele que Ele quer."

TURBULÊNCIAS

Bento 16 voltou a lembrar as turbulências que enfrentou em seu pontificado, no qual a igreja esteve no centro de escândalos de pedofilia e vazamento de informações.

"Nestes oito anos, vivemos com fé momentos belíssimos de luz radiosa no caminho da igreja, juntamente com momentos em que algumas nuvens se adensaram no céu."

Ele pediu ainda que o Colégio dos Cardeais funcione "como uma orquestra", onde a diversidade, "expressão da igreja universal", não prejudique a "harmonia superior".

Dos 207 cardeais espalhados por todo o mundo, 144 participaram do beija-mão, na sala Clementina do Vaticano. O grupo incluiu muitos com mais de 80 anos, que não participam do conclave.

Nem todos os 115 eleitores do novo papa estavam presentes, e a Santa Sé informou que outros dois cardeais podem ficar de fora da eleição por motivos de saúde.

CONCLAVE

De acordo com o porta-voz Federico Lombardi, Bento 16 não terá informações privilegiadas sobre o conclave e só saberá o nome do novo líder da igreja junto com os demais católicos, após o anúncio de "Habemus papam".

O papa deixou o Palácio Apostólico por volta das 17h locais (13h em Brasília). Quando seu helicóptero levantou voo, os sinos de todas as igrejas de Roma começaram a bater em homenagem ao agora ex-líder do catolicismo.

Às 20h, o apartamento papal foi trancado e a luz de sua janela se apagou. Era o fim do pontificado e o início das vigílias na praça de São Pedro, onde dezenas de fiéis já esperam o novo papa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página