Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Blogs polarizam Vaticano como se fosse "Guerra nas Estrelas"

NELSON DE SÁ DE SÃO PAULO

Lembra uma campanha eleitoral, ainda que sem a propaganda como a conhecemos. O que aproxima a atual corrida no Vaticano das campanhas leigas é sobretudo a cobertura especulativa, maniqueísta, ditada em grande parte por blogs.

No caso, dois em especial: o Vatican Insider (vaticaninsider.lastampa.it), ligado ao jornal "La Stampa" e que tem Andrea Tornielli por estrela; e o Chiesa (chiesa.espresso.repubblica.it), ligado à revista "L'Espresso" e ao "La Repubblica" e que tem Sandro Magister por âncora.

Tornielli e Magister são os substitutos dos vaticanistas de maior destaque até uma década atrás, hoje virtualmente aposentados, Marco Politi e Luigi Accattoli -que seguem como blogueiros, mas de menor produção.

Foi um post de Tornielli que abriu a semana de especulações sobre d. Odilo Scherer. "Fontes informadas, dentro e fora do Vaticano, confirmam que um grupo busca trazer pela primeira vez na história um latino-americano à Sé de Pedro... o candidato é o arcebispo de São Paulo."

O Chiesa apareceu com o contraponto. Apontou d. Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, como o nome "prestes a sentar no trono de Pedro". Representa o "impulso na direção da purificação" da igreja, pós-escândalos sexuais, por ter supostamente atingido tal feito nos EUA.

Mais importante na narrativa de Sandro Magister, "do lado contrário, os magnatas da Cúria cerram fileiras e contra-atacam", com "olhar voltado para São Paulo", para d. Odilo. Ele "é perfeito para essa manobra", ex-assessor da Cúria, "dócil e insípido".

Fora Tornielli e Magister, o vaticanista de mais repercussão hoje é o americano John Allen, baseado em Roma, de onde comenta para a CNN e escreve para o "National Catholic Reporter" -e agora também para o jornal italiano "Corriere della Sera".

Allen, que mal esconde a torcida por um papa americano, abraçou a narrativa de Magister, mas com viés pop: para ele, o apoio dos cardeais da Cúria a d. Odilo pode ser descrito como "O Império Contra-Ataca", um dos títulos da série "Star Wars".

No cenário hollywoodiano de Allen e Magister -de certa maneira, já presente nas "fontes informadas" de Tornielli-, d. Odilo surge como um Darth Vader. E Dolan seria ninguém menos que Luke Skywalker. Mas a saga está só começando.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página