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BMW aposta em carros elétricos com i3

Por JACK EWING

FÜRSTENFELDBRÜCK, Alemanha - Desde que a BMW iniciou a lenta estreia de seu carro movido a bateria, há mais de dois anos, ela prometeu que o i3 seria tão divertido de dirigir quanto um BMW convencional. Por isso, a empresa está fazendo de tudo para diminuir a ansiedade sobre uma grande desvantagem dos carros elétricos: a autonomia.

A BMW apostou recursos consideráveis ao dizer que as vantagens de operar um carro elétrico vão superar esse problema. Ela diz que o i3, que chegará ao mercado europeu em novembro, pode percorrer quase 300 quilômetros com um extensor de alcance opcional -um motor a gasolina parecido com o de uma motocicleta, que ajuda a manter a carga de energia quando o carro está em marcha lenta. De outro modo, o carro apenas trafega cerca da metade dessa distância com uma única carga.

O i3 tem o charme e a agilidade de um sedã BMW, e os executivos esperam que ele convença os consumidores a aceitar os carros elétricos. "Estamos no início de uma nova era", disse Ian Robertson, diretor de vendas da BMW.

Os executivos da empresa insistem que percorrer 300 quilômetros entre recargas -elas levam menos de uma hora em estações especiais e de seis a oito horas em tomadas domésticas- é autonomia suficiente para as pessoas que vivem em áreas urbanas ou suburbanas. No modo de economia de energia, que desliga o ar-condicionado e outras funções, o alcance do i3 é de cerca de 193 quilômetros.

A BMW planejou apresentações públicas simultâneas do modelo -que entrou em produção na fábrica da marca em Leipzig, na Alemanha- para o final de julho em Nova York, Londres e Pequim.

A companhia ainda não revelou o preço do i3, mas é provável que ele custe menos de US$ 40 mil.

Apesar de esse ser um preço provavelmente maior que o de alguns sedãs da Série 3, o i3 traz algumas vantagens de custo. Nunca será preciso trocar seu óleo, e o sistema de recuperação de energia, que desacelera o carro automaticamente, faz com que os freios durem mais do que em um carro convencional.

Além disso, uma recarga completa deve custar menos de US$ 10, uma vantagem na Europa.

Para deixar os motoristas à vontade, um mostrador no carro vai exibir a localização de postos de abastecimento próximos. A BMW também vai oferecer um programa de assistência em estradas nas áreas com um número de vendas suficiente. O veículo de socorro vai fornecer recargas para que o i3 possa trafegar até o próximo posto de abastecimento. A companhia vai oferecer pacotes que permitem empréstimos ocasionais de modelos BMW a gasolina ou a diesel, para viagens mais longas.

Robertson disse que a BMW pretende ser "um ator significativo" no mercado de carros elétricos, o que ele situa em 150 mil veículos por ano. A grande aceitação, disse ele, virá quando os carros elétricos custarem menos de 10% a mais que um veículo convencional e puderem trafegar pelo menos 300 quilômetros com uma recarga. "A tecnologia de baterias vai se desenvolver mais nos próximos cinco anos do que nos últimos cem."


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