Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

New York Times

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Designers constroem escolas no Peru

Empresa é famosa por ter criado o primeiro laptop

Por CLAIRE MARTIN

Em 2011, um eclético grupo de pessoas da região de San Francisco começou a viajar regularmente para Lima, no Peru. Eram todos funcionários da empresa de design Ideo, mais conhecida por ter projetado o primeiro laptop e o primeiro mouse para a Apple. Mas desta vez a Ideo tinha sido contratada pelo empresário peruano Carlos Rodriguez-Pastor para projetar uma rede de escolas particulares de baixo custo a partir do zero, incluindo salas de aula, currículos, estratégias de treinamento de professores e o modelo de negócios.

A Ideo reinventou o sistema de emissão de vistos de trabalho de Cingapura e o processo de recrutamento de doadores da Cruz Vermelha. A companhia ainda mantém uma unidade sem fins lucrativos dedicada a criar soluções para problemas sociais.

No Peru, Rodriguez-Pastor, que é presidente do conselho da Intercorp, um conglomerado de varejo e serviços financeiros, queria enfrentar o baixo nível educacional de seu país. O Peru está quase em último lugar na pesquisa de educação global realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Rodriguez-Pastor encomendou à Ideo a elaboração de um sistema escolar, chamado Innova Schools, que enfatizasse a excelência acadêmica para a classe média emergente do Peru (com mensalidades por volta de US$ 130, ou cerca de R$ 290). Ele também disse que o sistema teria que ser lucrativo financeiramente e crescer rapidamente para incluir até 200 escolas espalhadas pelo país.

A equipe multidisciplinar da Ideo contava com Sandy Speicher, uma designer gráfica com mestrado em educação, que deu aulas nos níveis de ensino básico e universitário antes de trabalhar para a Ideo. Ela e seu grupo passaram seis meses colaborando com funcionários da Innova Schools, cuja experiência abrangia as áreas de educação, finanças, gestão de instalações, recursos humanos e marcas.

Um desafio para o design de sistemas é que ele só funciona se os componentes individuais estiverem conectados. "Você quer mergulhar fundo no currículo e mergulhar fundo nos espaços", disse Speicher. "Mas, para ter um sistema, eles precisam estar de fato integrados".

No caso da Innova, a prioridade de um crescimento rápido pedida por Rodriguez-Pastor foi uma restrição particularmente complicada para o projeto. Contratar professores de alta qualidade para uma escola, por exemplo, é muito mais simples do que contratar professores para 200 escolas.

Por isso a equipe da Ideo desenvolveu o chamado modelo de aprendizado misto, baseado no aprendizado independente com uso da tecnologia e em grupos de aprendizado coordenados por professores. A equipe projetou salas de aula com paredes deslizantes que possibilitam combinar duas salas menores, permitindo que um professor coordene duas classes durante sessões de aprendizado independente. Desde que a Ideo projetou a Innova, mais 23 escolas foram construídas, atendendo 13,5 mil alunos.

A Innova deve fechar 2014 com um faturamento de US$ 22 milhões (R$ 49 milhões, aproximadamente), segundo estimativa de Rodriguez-Pastor. Ele ficou tão satisfeito com o desempenho da Ideo que contratou a empresa para mais dois projetos. O executivo também criou uma empresa interna de design, que ele chama de "nossa mini-equipe Ideo".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página