Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

New York Times

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Incêndio expõe produção insalubre

Agence France-Presse - Getty Images
Um incêndio na Tazreen Fashions, em Bangladesh, matou 112 trabalhadores
Um incêndio na Tazreen Fashions, em Bangladesh, matou 112 trabalhadores

Por JIM YARDLEY

ASHULIA, BANGLADESH

O alarme de incêndio rompeu a monotonia da fábrica Tazreen Fashions. Centenas de costureiras ergueram os olhos de suas máquinas, assustadas. No terceiro andar, Shima Akhter Pakhi estava pregando capuzes em blusões de moletom. Ela correu para uma escada.

Mas dois gerentes bloqueavam o caminho. "Ignorem o alarme", ordenaram. "É apenas um teste. De volta ao trabalho."

Algumas mulheres riram nervosamente. Pakhi e outras trabalhadoras voltaram para suas mesas de costura. Ela consegue costurar um capuz em um blusão em cerca de 90 segundos. Costurou seis peças, talvez sete.

Então prestou atenção.

Fumaça e gritos vinham de baixo. Os dois gerentes tinham desaparecido. A eletricidade foi desligada em todo o edifício de oito andares. Não havia por onde escapar. As escadas levavam até o fogo. Grades de ferro bloqueavam as janelas. Um homem telefonou para sua mãe para lhe dizer que ia morrer.

"Todos entramos em pânico", disse Pakhi. "Aquilo se espalhou tão depressa. Não havia eletricidade. Estava totalmente escuro."

A Tazreen Fashions Limited operava no início da cadeia de suprimento global que entrega roupas feitas em Bangladesh para lojas na Europa e nos Estados Unidos. Por todos os critérios, a fábrica não era um lugar seguro para trabalhar. O prédio estava em construção e montes de tecidos e linhas eram guardados ilegalmente no andar térreo, perto de geradores elétricos.

Mas a Tazreen estava fazendo roupas destinadas a algumas das maiores redes varejistas do mundo, como a Walmart, a Sears e a C&A.

Ao todo, 112 trabalhadores morreram no incêndio em novembro.

A tragédia expôs uma terrível desconexão entre as marcas de roupas globais, o sistema de monitoramento usado para proteger os trabalhadores e as fábricas que produzem as encomendas.

Depois do incêndio, a Walmart, a Sears e outras lojas fizeram a mesma declaração surpreendente: não sabiam que a Tazreen Fashions fabricava suas roupas.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página