Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Mensalão
A atitude mais sensata a ser tomada pelo novo ministro do STF Teori Zavascki é declarar-se impedido de analisar os embargos a serem propostos no caso do mensalão. Se, por exemplo, José Dirceu tiver sua efetiva prisão revertida desmoralizará o STF. Passará à sociedade brasileira que o crime compensa e isso é muito grave.
Osvaldo Cesar Tavares (São Paulo, SP)

Etanol
O pacote de apoio governamental ao setor do etanol é uma reação tardia ("Usinas ganham incentivos para produzir mais etanol", "Mercado", ontem), pois nos últimos três anos a importação de gasolina vem aumentando, e o consumo e a produção do etanol vêm diminuindo.
Até quando essas decisões do tipo "quebra-galho" serão adotadas pelo Planalto? Fazer mudanças estruturais para valer, nem pensar!
Edgard Gobbi (Campinas, SP)

-

Não foi surpresa saber que a redução de tributos sobre o etanol dificilmente vai chegar ao consumidor.
Como sempre, os usineiros querem ganhar o máximo com o mínimo de esforço. E, agora que o percentual do etanol na gasolina vai subir de 20% para 25%, eles estão tranquilos, pois vão vender mais sem mexer um dedinho! A conta, como sempre, será paga pelo consumidor, já que o gasto de etanol por quilômetro rodado é maior que o da gasolina.
Luciano Nogueira Marmontel (Pouso Alegre, MG)

Casamento gay
Na esteira da aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo pelo Parlamento francês, tomam corpo no Brasil propostas similares. Não há, de fato, problemas quanto à busca de direitos pelos grupos homossexuais. Todos têm, na democracia, essa prerrogativa.
Entretanto, muitos cidadãos franceses e brasileiros não admitem que seja imposta às futuras gerações a ideia de que uma união estável entre pessoas do mesmo sexo é uma modalidade de "casamento". Muitos querem ainda que seja ensinado nas escolas que casamento é entre homem e mulher, e penso que eles também têm esse direito!
Luis Henrique M. Fernandes (São Paulo, SP)

Atentado em Boston
Bem relevante o comentário do ex-ministro Henrique Meirelles ("Boston contra o medo", "Opinião", 21/4) ao dizer que uma das preocupações do governo americano, diante de uma tragédia como essa que ocorreu em Boston, é demonstrar à população que existe competência em seu quadro de oficiais, seja na inteligência para investigação, seja no atendimento aos feridos.
Agora, trazendo para a nossa realidade, diante dos jogos das Confederações que se realizará em junho, me dá calafrios só de imaginar que estamos na Idade da Pedra.
Arbex Baiesta Silva (São Paulo, SP)

São Paulo
Sobre a reportagem "Prefeitura emperra licenças em SP e só libera 2 obras em seis meses" ("Cotidiano", ontem), esclarecemos que o Sistema Eletrônico de Aprovação de Projetos faz parte de um programa de informatização e modernização da prefeitura, iniciado na gestão Kassab, em 2008, com o objetivo de agilizar a análise dos processos, aumentar a transparência e reduzir o risco de fraudes.
Todas as informações e os cronogramas de implantação do sistema, inclusive a necessidade de aperfeiçoamentos, foram fornecidos à gestão Fernando Haddad em ampla e transparente transição, portanto há quase sete meses.
Flávio Mello, da assessoria de imprensa do ex-prefeito Gilberto Kassab (São Paulo, SP)

Restaurantes
Como proprietário de restaurante, faço minha as palavras de Olivier Anquier ("Com quantos reais se faz um omelete", Tendências/Debates, 22/4) e aconselho o leitor Pedro Luiz Teixeira de Moura (Painel do Leitor, ontem) a reler o artigo e interpretá-lo melhor. Toda empresa vive e respira em função de seus clientes e esses possuem sempre a palavra final e o livre-arbítrio da escolha. Cada um paga pelo que deseja de acordo com seu bolso e sua linha de exigência. Em termos de restaurante, não conta apenas a omelete que é servida.
Camilo Manuel S. Pereira Bravo de Chaby (Curitiba, PR)

-

A propósito do site BoicotaSP, quanto à relação custo/benefício de restaurantes, bares, padarias e afins, é muito simples: vai quem quer, não é preciso realizar tantos comentários. Os preços estão lá, afixados. Paga quem está disposto a pagar.
Mauro Eduardo Abrahão (Franca, SP)

Saúde
A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade ressalta sua posição favorável em relação à análise "Médico de família evitaria muitas idas a prontos-socorros" ("Cotidiano", 22/4).
A SBMFC também destaca a importância do médico de família e comunidade como especialista da porta de entrada do sistema, a fim de melhorar o acesso da população aos serviços de saúde e, dentre outras coisas, diminuir a sobrecarga assistencial que está se estendendo aos hospitais.
Nulvio Lermen Junior, presidente da SBMFC (Rio de Janeiro, RJ)

Empregado doméstico
A paridade das domésticas às demais classes foi uma jogada precipitada e de cunho eleitoreiro. Dilma e seus ministros plantaram a semente para colher votos em 2014. Muito justo que todos sejam iguais perante a lei, inclusive as domésticas. Injusto é todo o ônus recair sobre o empregador, sem que seja compensado. O imbróglio tem conserto: basta permitir ao empregador abater em sua renda todos os gastos (salários e encargos) com o serviçal doméstico, afinal, é assim que funciona na área empresarial.
Humberto Schuwartz Soares (Vila Velha, ES)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página