Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Leite adulterado
Não é a primeira nem será a última vez em que casos como esse da descoberta de leite adulterado virão ao conhecimento do público ("Grupo é acusado de pôr formol em leite", "Cotidiano", ontem).
Em 2007 foi descoberta em Uberaba (MG) uma "usina" de beneficiamento de adulteração do leite com o acréscimo em sua composição de água oxigenada para aumentar a data de validade. Por que está havendo uma falha terrível de fiscalização por parte das autoridades competentes? Que inspeção é essa que não acompanha a ordenha do leite e seu transporte até as usinas de beneficiamento?
Eugenio de A. Silva (São José dos Campos, SP)

Charge
A charge do cartunista Angeli ("Primeira Página", ontem) nos leva a uma reflexão importante sobre a maioridade penal e a educação dada aos jovens no Brasil.
No entanto, lamentamos profundamente a utilização da figura tenebrosa de Adolf Hitler, que foi responsável pela morte de mais de 50 milhões de pessoas, entre as quais 6 milhões de judeus massacrados em escala industrial e enviados a campos de concentração e fornos crematórios.
Não podemos e não devemos banalizar o mal. Repudiamos o uso indiscriminado e irresponsável de imagens que remetam a um período tão dramático da história contemporânea.
Claudio Lottenberg, presidente da Confederação Israelita do Brasil (São Paulo, SP)

José Ibrahim
O Grupo de Trabalho Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical, integrado por representantes das centrais sindicais CGTB, Conlutas, CTB, CUT, Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT, vem repudiar a publicação do texto "Sindicalista José Ibrahim morre aos 66 anos em SP"( "Poder", 3/5), que, referindo-se à biografia do líder morto, dizia que o mesmo afirmava ter sido torturado, colocando em dúvida a ocorrência de tortura.
Além de sabermos que a tortura era prática corrente na época, particularmente no Dops-SP, há testemunhos sobre a violência imposta a Ibrahim. O mais recente feito pelo deputado Eduardo Chuahy, em 4/5, em audiência na ABI, no Rio. Ali, Chuahy afirmou que esteve preso com Ibrahim e o viu ensanguentado em sua cela todas as noites durante um mês.
Rosa Cardoso, coordenadora do GT Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade. (Brasília, DF)

Seleção brasileira
Felipão, não dá mais tempo! Convoque o time do Atlético Mineiro e "vamo que vamo"!
Victor Germano Pereira (São Paulo, SP)

Infraestrutura
O estudo da Fiesp sobre o vergonhoso desempenho da infraestrutura brasileira é um instrumento valiosíssimo para orientar as políticas públicas destinadas a melhorá-lo, mas o editorial da Folha contém uma incorreção fundamental, que pode levar os leitores a interpretações equivocadas ("O preço do atraso", "Opinião", ontem). O editorial diz, claramente, que as comparações dos índices brasileiros de infraestrutura deram-se em relação à "média internacional".
Ocorre que o original do estudo, que acessei no site da Fiesp, compara os índices brasileiros com o "benchmark internacional" para cada indicador -- "benchmark" significa "o melhor da classe", a referência de melhor desempenho, não a média.
Marcelo Melgaço (Goiânia, GO)

NOTA DA REDAÇÃO - Leia a seção Erramos.

Política
A frase do senador Delcídio Amaral (PT-MS) publicada no Painel ("Poder", ontem) expõe a forma de agir do PT. Relator da reforma do ICMS, ele diz que quanto mais o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmar que o projeto prejudica o Sudeste, mais votos Amaral terá. Ou seja, enquanto o governador defende a indústria, a geração de empregos e o pacto federativo, o relator pensa em sua eleição. E esse comportamento petista produz distorções, como o relatório aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, que estimula a guerra fiscal e provocará embate entre os Estados.
Duarte Nogueira, deputado federal e presidente do PSDB-SP (São Paulo, SP)

Planos de saúde
Tenho plano de saúde e dificuldades como os outros clientes, mas, em alguma situações, entendo que o governo esteja passando muito sua responsabilidade para a iniciativa privada, assim como acontece em outros segmentos.
Fico imaginando o que aconteceria se as empresas de planos de saúde, que são privadas, decidissem sair do negócio e abandonar a venda de seus planos.
Estou certo de que temos muito a melhorar, e este deve ser o papel da agência reguladora, mas entendo que o bom negócio deva prevalecer, pois bom negócio é quando todos os envolvidos ganham.
Marcelo de Moura (São Paulo, SP)

Cinema
Os fãs de "Star Wars" e "Star Trek" podem ficar tranquilos, afinal, a escolha para continuação da saga foi um acerto. J. J. Abrams é o "nerd-diretor" que pode melhorar e reaver esses marcos do cinema ("Ilustrada", ontem).
Marcos Barbosa (Casa Branca, SP)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página