Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Opinião

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel do Leitor

A seção recebe mensagens por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900). A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

-

Espionagem
A propósito da detenção em Londres do brasileiro David Miranda, sob a alegação de que portava "informações roubadas" ("Mundo", ontem), vale perguntar o seguinte: quem roubou quem? Não foram os jornalistas que divulgam o caso, mas a NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) e sua congênere britânica GCHQ que roubaram as informações de celulares e e-mails de todo o mundo. A parcela da humanidade que abomina as técnicas tipo "1984", de George Orwell, agradece.
Rubens J. Villela (São Paulo, SP)

-

Primeiro foi Jean Charles, morto em Londres em 2005. Agora foi David Miranda, preso num aeroporto londrino. O que a polícia britânica tem contra brasileiros?
Luiz Mendonça (São Paulo, SP)

-

A imprensa norte-americana divulgou depressa a fotografia do soldado Bradley Manning adolescente, lindamente envergando uma peruca loira (coisa que nada tem a ver com soldados americanos massacrando civis no Iraque, que ele denunciou).
Os ingleses prenderam e humilharam o brasileiro David Miranda, namorado do repórter Glenn Greenwald, que denunciou no "Guardian" a espionagem do governo dos EUA. Já Julian Assange, pai do WikiLeaks, teria estuprado e abusado de uma sueca.
Mas a onda sexista está incompleta: resta saber que apito sexual toca Edward Snowden.
Luiz Augusto Michelazzo (Altinópolis, SP)

STF
É bom o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, tomar um pouco de chá de humildade e tratar seus colegas com respeito e, principalmente, com educação. Acredito que, se continuar como está, após deixar o cargo ele não conseguirá dialogar com mais ninguém, ficando ilhado no mundo jurídico como uma pessoa insuportável. Abra o olho, ministro.
Paulo Sérgio Rodrigues Pereira (Rio de Janeiro, RJ)

Roubo
Em relação ao texto "Encurralada" ("Cotidiano", 20/8), esclarecemos que a região do Glicério (em São Paulo) tem merecido especial atenção por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Como resultado do redirecionamento da força policial, utilização intensiva de veículos de quatro e de duas rodas (motos) e de policiais a pé nos pontos mais críticos, o índice de roubos e furtos no interior de veículos vem apresentando significativa redução nos últimos quatro meses.
Assim, comparado ao mesmo período de 2012, a redução nos primeiros 20 dias de agosto foi de 57%; de 34% em julho, com acréscimo de 5% em junho; e redução de 15%, em maio.
Aproveitamos a ocasião para orientar os motoristas que trafegam na região a fim de que não utilizem celulares e evitem exibir objetos de valor no interior dos veículos que possam atrair a atenção dos marginais que circulam entre os automóveis.
Marcel Lacerda Soffner, chefe da Divisão de Imprensa da PM (São Paulo, SP)

TOC
Não sou profissional da área de saúde, mas tenho acompanhado o tratamento de meu filho Daniel, hoje com 17 anos, desde que ele tem 7 anos. Daniel foi diagnosticado com TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) e já passou por vários psiquiatras. Trata-se regularmente até hoje --fora do SUS, é claro, pois, eu gosto dele. O problema é que as escolas, desde o nível fundamental até o superior, não estão preparadas para lidar com TOC e outros transtornos mentais. Aí surge o problema do estigma dos transtornos mentais.
Millôr Godoy Sabará (Frutal, MG)

Carne
Sobre o texto "Arquitetura do monopólio", da senadora Kátia Abreu ("Mercado", 17/8), esclareço que a Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) reconhecida pelo Ministério da Justiça, não se dedica a circular mentiras, promover monopólios, fomentar massacres sob qualquer forma, assim como jamais realizou campanhas para extinguir pequenos frigoríficos.
Quanto aos recursos do BNDES para o setor, é notório que foi justamente nossa instituição que levantou o tema para a discussão da opinião pública, em maio de 2009, com estudo específico. Nossa instituição promove articulação e sustentabilidade da cadeia, o que inclui o direito do consumidor a um produto sadio.
Roberto Smeraldi, diretor da Oscip Amigos da Terra - Amazônia Brasileira (São Paulo, SP)

Selinho
A polêmica gerada pelo selinho do jogador Emerson Sheik num amigo e o projeto da "cura gay" discutido na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados mostram o despreparo da sociedade brasileira em aceitar as atuais mudanças no comportamento sexual dos seres humanos.
Victor Germano Pereira (São Paulo, SP)

Futebol
Não bastasse o dinheiro público sendo jogado absurdamente em estádios, agora, conforme notícia publicada na coluna Mônica Bergamo ("Ilustrada", ontem), vem a "Bolsa Dirigente Negligente", em que os dirigentes de clubes de futebol que deixaram de recolher tributos serão premiados. O deputado Vicente Cândido (PT-SP) deveria apresentar um projeto para a responsabilização pessoal desses dirigentes.
Neli Aparecida de Faria (São Paulo, SP)

Charge
O cartunista Jean Galvão é genial. Ele sempre consegue fazer o leitor sentir, concluir, avaliar, rir e, sobretudo, formar uma opinião por meio do seu trabalho.
Dorvalino Furtado Filho (Florianópolis, SC)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página