Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Barbosa cobra igualdade em cerimônia da Inconfidência

Ministro diz que 'muito ainda há de ser feito'

DO ENVIADO A OURO PRETO (MG)

Orador oficial da cerimônia em Ouro Preto (MG) que celebra a Inconfidência Mineira, o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, afirmou ontem que o Brasil ainda não tem uma igualdade social "aceitável".

Barbosa discorreu sobre os ideais de liberdade e igualdade dos inconfidentes, que tiveram como símbolo o mártir Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), o Tiradentes.

Segundo ele, no Brasil há "progressos recentes na promoção do ideário de igualdade de Tiradentes", o que, junto com a liberdade, coloca o país entre as "mais sólidas democracias" do mundo.

Um desses avanços, disse, foi o reconhecimento da desigualdade e da "exclusão social histórica" de que a população negra foi "vítima".

"Mas todos nós sabemos que muito ainda há de ser feito para que tenhamos uma aceitável igualdade de oportunidades", completou.

Mineiro de Paracatu, no noroeste do Estado, Barbosa tem se colocado contra a criação de quatro novos tribunais federais no país, sendo um deles em Minas Gerais.

Presente à solenidade, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que Barbosa "tem uma posição que eu respeito, mas eu continuo achando que o TRF de Minas precisa ser criado para desafogar a Justiça Federal."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página