Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

mercado em cima da hora

Grupo JBS anuncia amanhã compra da marca Seara

Valor da transação ainda não foi definido; negócio pode incluir também a unidade de couro da Marfrig

JULIO WIZIACK TATIANA FREITAS DE SÃO PAULO

A JBS, maior empresa de proteína animal do mundo, deve anunciar amanhã a compra da Seara, divisão de aves, suínos e de produtos processados do grupo Marfrig, segundo a Folha apurou com fontes do setor.

O valor ainda não foi definido. Além da Seara, o negócio pode incluir a unidade de couro da Marfrig.

Procuradas, as empresas não se manifestaram.

Com o negócio, a brasileira JBS, que é líder em carne bovina, entra no mercado de processamento de suínos no país e aumenta sua escala no segmento de frangos, dominado pela BRF.

A JBS estreou no mercado de aves em 2012, com a compra das operações da Frangosul, do grupo francês Doux, no país. Nos EUA, a empresa se tornou a maior processadora de frangos ao comprar a Pilgrim's Pride, em 2008.

Desde a abertura de capital, em 2007, a Marfrig fez cerca de 40 aquisições, multiplicando por seis sua receita. A Seara foi comprada em 2010.

Mas o crescimento acelerado resultou em um alto endividamento: a dívida bruta da empresa no primeiro trimestre chegou a R$ 13 bilhões.

Diante disso, a Marfrig apresentou um plano de reestruturação, que inclui a venda de ativos, para reduzir custos. Com o fechamento do negócio, o grupo desistiu de vender para a BRF as fábricas na Ásia, o que vinha sendo discutido pelas empresas.

As dificuldades financeiras estariam prejudicando uma das principais ações da Marfrig para fortalecer a marca Seara: o patrocínio dos grandes eventos esportivos.

A Seara patrocina a Copa das Confederações e do Mundo em 2014 e a seleção brasileira de futebol. Segundo fontes, às vésperas do início da Copa das Confederações, a Seara pouco fez para ativar sua marca em ações e promoções ligadas ao evento, o que estaria incomodando a Fifa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página