Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Área é alagável 'naturalmente', diz especialista

DO RIO

O terreno escolhido originalmente para abrigar o Campus Fidei, em Guaratiba (zona oeste), está numa região "naturalmente alagável" por suas características geográficas, afirma a professora Rita Montezuma, do Departamento de Geografia da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Principal especialista sobre a bacia hidrográfica da região, a geógrafa é taxativa: "A prefeitura tem essa informação, tem esse mapeamento [sobre áreas alagáveis]. Se ela ignorou, ela é muito responsável pelo que está acontecendo agora."

O terreno em Guaratiba aparece em mapas do IPP (Instituto Pereira Passos), da prefeitura, como área alagável. De acordo com Montezuma, essa característica se deve à combinação entre terrenos com depressões abaixo do nível do mar e confluência de rios. Uma das principais características é a presença de manguezais. "Em Guaratiba, há manguezais bem extensos. Não à toa, o que se comia nos restaurantes dessa área? Caranguejos e siris. A área é naturalmente alagável."

Segundo a prefeitura, o local foi a terceira opção para abrigar o evento. Antes foram analisadas as regiões das bases aéreas de Campo dos Afonsos e Santa Cruz.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página