Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Rio bancou dias livres de Cabral na Europa

Estado pagou diárias para governador em Bruxelas e Londres em 2008, embora agenda não tivesse compromissos oficiais

Valores são repassados antes de viagens com base em estimativa de gastos; governo não fez prestação de contas

ITALO NOGUEIRA DO RIO

O Estado do Rio bancou quatro dias livres do governador Sérgio Cabral (PMDB) em Bruxelas e Londres, em 2008. Sem qualquer compromisso oficial, ele recebeu verbas públicas a título de diárias para visitar as cidades.

A viagem à capital belga, nunca divulgada, antecedeu missão oficial a Paris. As informações constam de despachos diplomáticos das embaixadas desses locais.

A reportagem cruzou as informações dos diplomatas com documentos do governo estadual, que aprovou as diárias de Cabral.

Em fevereiro, a Folha revelou que o governo havia omitido 35 dias que Cabral tinha passado em viagens no exterior. Em três casos, haviam sido aprovadas mais diárias do que o período de encontros oficiais divulgados.

Os documentos diplomáticos confirmam em dois casos que Cabral de fato não teve compromissos oficiais nessas datas a mais.

De 19 a 21 de maio de 2008, Cabral cumpriu missão oficial em Paris com extensa agenda na capital francesa.

O governador, no entanto, chegou à Europa no dia 16. Foi direto para Bruxelas, acompanhado da primeira-dama, Adriana Ancelmo.

Ele só desembarcaria em Paris no dia 18, às 17h46, segundo programa enviado pela Subsecretaria de Relações Internacionais à Embaixada do Brasil em Paris.

Pelos dois dias em Bruxelas, cumprindo "programa privado", Cabral recebeu R$ 1.525,40. A visita à capital belga nunca foi divulgada pelo governo nem descrita na lista de viagens oficiais do peemedebista.

Na capital inglesa, a missão do governador começou em 1º de setembro. Cabral desembarcou no dia 29 de agosto, para "instalação no hotel Claridges", um cinco estrelas.

Segundo o programa enviado à Embaixada de Londres pela subsecretaria, os dias 30 e 31 de agosto seriam "livres". Pelo período, Cabral recebeu R$ 1.782.

As diárias são pagas pelo Estado para cobrir as despesas com hospedagem, transporte urbano e alimentação dos funcionários públicos em viagem oficial.

O valor é repassado antes da viagem com base em estimativa de gasto. Apesar de lei estadual exigir a prestação de contas, o governo não tem cumprido a regra.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página