Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

PF pede para que o caso Siemens vá para Brasília

Investigação pode seguir para tribunais superiores porque delator citou políticos

DE SÃO PAULO

A Polícia Federal em São Paulo encaminhou um pedido à Justiça federal para que o inquérito sobre a multinacional Siemens seja transferido para tribunais superiores por causa das suspeitas de que políticos com foro privilegiado possam ter recebido propina do esquema.

O pedido foi revelado ontem pelo "Jornal Nacional" e confirmado pela Folha com autoridades que acompanham a investigação.

A Folha apurou que os políticos suspeitos foram citados pelo ex-diretor da Siemens Everton Rheinheimer numa delação premiada --ele contou o que sabia em troca de uma pena menor no final das investigações porque também participou do pagamento de suborno.

Em documento que depois acusou de ter sido manipulado, o ex-diretor acusou o chefe da Casa Civil do governador Geraldo Alckmin (PSDB), o tucano Edson Aparecido, e o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) de terem recebido suborno de Arthur Teixeira, consultor apontado pela PF como intermediador da propina. Os dois negam envolvimento com o esquema.

Como Edson Aparecido é deputado federal licenciado, a apuração sobre ele e Arnaldo Jardim têm de ser conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal, tal como ocorreu com os políticos do mensalão.

O pedido foi feito pelo delegado Milton Fornazari Junior, da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros de São Paulo. A 6ª Vara Criminal Federal decidirá se a investigação seguirá para Brasília.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página