Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mantega quer 'retaliar' o Ceará, diz Cid Gomes

'É uma posição pessoal em relação a mim', diz o governador; ministro nega

ANDRÉ UZÊDA DE FORTALEZA

O governador Cid Gomes (Pros-CE) acusou, ontem, o ministro Guido Mantega de tentar "desgastar" e "retaliar" o Ceará devido a problemas pessoais entre os dois.

A crítica foi motivada por reportagem da Folha de sábado (14), que mostrou que o Ceará teve a nota rebaixada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em análise de capacidade de pagamento, e só conseguiu receber empréstimo de US$ 100 milhões do Banco Mundial após interferência direta de Mantega.

"Ao meu juízo, [a reportagem] é uma plantação' que tem a intenção de desgastar a imagem do Estado. O ministro Mantega vem procurando retaliar o Estado do Ceará. É uma posição pessoal em relação a mim", declarou o governador cearense. Cid afirmou ainda ter precisado recorrer à presidente Dilma para que o ministro enviasse ofício à Casa Civil autorizando um financiamento ao Ceará.

Em nota, Mantega negou que tenha "plantado notícias negativas" para Cid e que persiga o Ceará. Disse que, neste mês, autorizou duas operações de crédito externo para o Estado de US$ 750 milhões e que os empréstimos foram avalizados após "ampla análise técnica" que constatou que "a situação financeira do Ceará era de baixo nível de endividamento, o que possibilitou a operação".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página