Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Pré-candidato do PT tem estreia 'apagada' na Lavagem do Bonfim

DE SALVADOR

Escolhido pelo PT para suceder ao governador Jaques Wagner, Rui Costa fez ontem sua estreia como pré-candidato do partido na Bahia, durante a Lavagem do Bonfim.

Pouco conhecido do público, o secretário da Casa Civil de Wagner e deputado federal licenciado passou quase despercebido --não foi alvo de vaias nem aplausos.

A festa, que reuniu cerca de um milhão de pessoas em Salvador, é um termômetro da popularidade dos políticos baianos.

Costa caminhou a maior parte dos 7 km do percurso da festa sem a companhia de Wagner. Com lesão no tornozelo, o governador --vaiado em 2012 e ausente em 2013-- percorreu trechos do cortejo.

Até petistas tinham dificuldades para reconhecer Costa. "Sei que é secretário do governo, mas ele tem que aparecer mais", disse o técnico em eventos Hamilton Azevedo, eleitor do PT há 20 anos.

Wagner minimizou a falta de entusiasmo: "Aos poucos, a população vai conhecê-lo."

A participação de Costa contrastou com a passagem do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que, parado a todo momento, levou quatro horas para percorrer o trajeto da festa, que o petista cumpriu em uma hora e meia.

Nem mesmo o aumento recente do IPTU na cidade --de até 30%-- reduziu o assédio ao prefeito, que caminhou ao lado de possíveis candidatos de oposição ao governo: o ex-governador Paulo Souto (DEM) e o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB).

A senadora Lídice da Mata, provável candidata do PSB ao governo baiano, caminhou longe de Wagner pela primeira vez em oito anos.

A ministra Marta Suplicy (Cultura) estava na festa e brincou com a reforma ministerial: "Fiz um pedido para o Senhor do Bonfim para continuar na Cultura".

Marcada pelo sincretismo, a Lavagem do Bonfim ocorre há 241 anos. A participação de entidades católicas em cortejo independente foi a principal novidade deste ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página