Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Poder

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Painel

VERA MAGALHÃES - painel@uol.com.br

Faltou combinar

Apontados pelo governo Dilma Rousseff como os responsáveis pela compra da refinaria de Pasadena (EUA) pela Petrobras em 2006, o ex-presidente da empresa Sérgio Gabrielli e o ex-diretor internacional Nestor Cerveró desabafaram a aliados que não estão dispostos a ser os bodes expiatórios do negócio. Cerveró disse a interlocutores que a diretoria tinha conhecimento de todas as cláusulas do negócio, bem como o conselho de administração da empresa, que era presidido por Dilma.

-

Versões Se forem chamados a depor na comissão externa criada na Câmara para investigar a Petrobras, tanto Gabrielli quanto Cerveró repetirão a explicação que vem sendo dada pela cúpula da Petrobras: que o negócio era vantajoso para a empresa.

Contraste Petistas no Congresso, instruídos pelo Planalto, tratavam ontem de difundir a tese segundo a qual a atual gestão, de Graça Foster, é mais "técnica" e "profissional" que a do antigo presidente da Petrobras.

O cara O maior ruído com a linha de defesa adotada por Dilma para ter aprovado a compra da refinaria em 2006 é que ela "expõe o governo do ex-presidente Lula", diz um petista insatisfeito com a explicação do Planalto.

Aleluia Aliados de Aécio Neves (MG) tinham criticado o presidenciável tucano, na semana passada, por não gerar fatos políticos. Seu discurso de ontem sobre o caso Petrobras foi comemorado como uma mudança de atitude.

Guarda-chuva Deputados de oposição pedirão que o caso Pasadena seja apurado na primeira reunião da comissão externa. Dizem que há entendimento do STF que permite ampliar a abrangência de uma investigação para tratar de "casos conexos".

Olheiro Carlos Sampaio (PSDB-SP) solicitou que o Ministério Público Federal indique dois procuradores para acompanhar a comissão na Holanda, onde devem apurar denúncia de pagamento de propina na Petrobras.

Gás Deputados e senadores do PMDB que defendem a aliança com Dilma articulam jantar de apoio ao vice-presidente Michel Temer, em reação ao grupo que tenta rediscutir a coligação com o PT.

Diplomacia A visita de emergência de Geraldo Alckmin (PSDB) ao Vale do Paraíba teve como objetivo vencer resistências ao projeto de ligar o rio Paraíba do Sul ao sistema Cantareira. A ideia é vista na região desde 2008 como "roubo de água".

No barco Além de ter dado entrevistas à imprensa regional, Alckmin reuniu-se com o presidente do comitê da bacia local, Francisco Carlos (PSDB), que é prefeito de Guaratinguetá, para tentar angariar apoio ao projeto.

Bilhete... Estrategistas tucanos avaliam que as acusações contra Robson Marinho, conselheiro do TCE e ex-chefe da Casa Civil de Mario Covas, envolvido no caso Alstom, são as que têm maior potencial de dano eleitoral.

... só de ida "A foto dele todo dia com a medalha no peito tornou-se insuportável. O partido deveria colocá-lo em uma mala e mandá-lo para a Groenlândia", diz um conselheiro do governador.

RSVP O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), reservou o hotel Praia Mar, em Natal, para lançar sua candidatura ao governo do Rio Grande do Norte, no dia 28.

Blocão Na ocasião, será anunciada ainda a candidatura da ex-governadora Wilma de Faria (PSB) ao Senado, o que exclui o PT da aliança no Estado do presidente da Câmara e do ministro Garibaldi Alves (Previdência).

com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

-

tiroteio

"Não sei se para Lula a comparação é elogio ou crítica, já que ele está com Collor no colo, mandando e desmandando no governo."

DO DEPUTADO BETO ALBUQUERQUE (RS), líder do PSB na Câmara, sobre Lula ter comparado indiretamente Eduardo Campos (PSB) a Fernando Collor (PTB).

-

contraponto

Nos mínimos detalhes

Ao iniciar, com certo atraso, a reunião da Comissão Especial para discutir o Plano Nacional de Educação, o deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), presidente do colegiado, sugeriu a aprovação da ata da reunião anterior.

Um colega, achando que a votação já se referia ao mérito do plano, questionou, sobressaltado:

--Vamos discutir ponto por ponto, certo?

Diante da confusão do deputado, Coimbra não perdeu a oportunidade de ironizar:

--Entendo sua ansiedade, porque tem três anos e meio que estamos discutindo isso, mas é apenas a ata.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página